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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2019.tde-22102021-120139
Documento
Autor
Nome completo
Estefan Gemas Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Benda, Rodolfo Novellino
Gomes, Fábio Rodrigo Ferreira
Silveira, Sergio Roberto
Título em português
Efeito das dicas específicas na aprendizagem de uma habilidade motora do aikido
Palavras-chave em português
Aprendiz.
Artes marciais
Comportamento motor
Desempenho
Resumo em português
Investigou-se os efeitos das dicas instrucionais na aprendizagem da habilidade motora choku tsuki do aikido. Sessenta participantes dos sexos masculino e feminino, com idade média de 14,1 anos (± 0,4) foram recrutados para o estudo. Os mesmos foram divididos em quatro grupos: relaxamento (dica que direcionava a atenção para a maneira relaxada como a tarefa deveria ser executada); quadril baixo (dica que direcionava a atenção para manter o deslocamento do quadril o mais baixo possível); perceptiva (dica que direcionava a atenção para um alvo circular localizado no peito do oponente enquanto ele levantava a espada para atacar); e controle (sem dica). As variáveis dependentes incluíram medidas relacionadas aos objetivos da tarefa (erro relativo ao alvo, erro relativo à empunhadura do oponente e erro global), padrão de movimento relativo aos componentes da tarefa (posição inicial e movimentos dos membros superiores e inferiores) e características cinemáticas (distância entre quadril e chão, distância entre orelha e ombro, pico de velocidade de ataque, deslocamento do bastão e sincronização dos membros superiores e inferiores). Apenas os grupos perceptivo e quadril baixo aprenderam a habilidade motora. Além disso, o grupo perceptivo obteve melhor desempenho do que os outros grupos. Finalizando, os resultados do presente estudo permitem concluir que: (1) a dica estocar o alvo assim que levantar a espada foi aquela mais eficaz para a aprendizagem do choku tsuki por ter permitido ao aprendiz o acoplamento perceptivo com o oponente; (2) em um menor grau, a dica manter o quadril o mais baixo possível também mostrou-se eficaz para a promoção da aprendizagem do choku tsuki. Nesse caso, isso ocorreu porque a mesma possibilitou uma base adequada para a execução; (3) a dica orelhas afastadas dos ombros e articulações soltas não possibilitou a aprendizagem
Título em inglês
Effects of specific cues on learning an aikido motor skill.
Palavras-chave em inglês
Martial arts
Motor behaviour
novice
Performance
Resumo em inglês
The effect of different instructional cues on the learning of the choku tsuki motor skill in aikido was investigated. Sixty male and female participants with an average age of 14.1 years (± 0.4) were recruited to the study. They were divided into four groups: relaxation (cue that directed attention to the relaxed way in which the task should be performed); low hip (cue that directed attention to maintaining hip displacement as low as possible); perceptive (cue that directed attention to a circular target located on the chest of the opponent as they raised their sword to attack); and control (without cue). The dependent variables included measures related to the task goals (target error, sword hilt positioning error and global error), the movement pattern relative to the task components (starting position and upper and lower limb movements) and kinematic features (distance between hip and floor, distance between ears and shoulders, peak strike velocity, stick displacement and upper and lower limbs synchronisation). In conclusion: (1) "stock target as soon as sword is raised" cue was the most effective for learning choku tsuki for allowing the learner the perceptive coupling to the opponent; (2) to a lesser extent, "keep your hip as low as possible" cue has also been shown to be effective in promoting choku tsuki learning. In this case, this was because it allowed an adequate basis for performance; (3) ears apart from shoulders and loose joints cue did not allow learning.
 
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Data de Publicação
2021-10-28
 
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