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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2024.tde-29052024-153238
Documento
Autor
Nome completo
Nelson Wagner dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Manoel, Edison de Jesus (Presidente)
Gimenez, Roberto
Gonçalves, Luiza Lana
Silveira, Sergio Roberto
Título em português
Dimensões da educação e o movimento humano pela perspectiva de Peter J. Arnold: análise, implicações e possibilidades para a educação física
Palavras-chave em português
Aprendizagem incorporada
Dimensão arnoldiana
Educação no movimento
Pedagogia encarnada
Peter Arnold
Resumo em português
A Educação Física como um processo de transformação pessoal e social com as práticas corporais e a partir delas nem sempre tem seu valor reconhecido. A Educação Física é normalmente valorizada pelo que ela oferece na realização de outros fins como melhoria da saúde física e mental, construção de convívios sociais, para realização de desempenhos em práticas recreativas, esportivas ou artísticas profissionais e ainda para o alcance e manutenção de um corpo dentro de padrões estéticos típicos de uma sociedade de consumo. Nesses casos, e outros, a Educação Física é um meio para realização de diferentes dimensões da vida pessoal e social. Nessa cultura, os movimentos corporais são entendidos como acessórios com pouco ou nenhum valor. Neste trabalho buscamos compreender se o movimentar-se corporalmente poderia ter um valor formativo per se, e nos deparamos com a obra de Peter J. Arnold (1931-2010). O autor busca construir uma argumentação para situar o papel do movimento humano na formação da pessoa, no qual descreve os conceitos das três dimensões do movimento "no, por meio e sobre o movimento". Peter Arnold propõe uma visão holística do ensino na Educação Física , construindo um argumento sobre a centralidade do movimento humano na educação e para além dela, na formação humana de um modo em que o movimento humano e as práticas que ele enseja não sejam tratadas pelas outras finalidades a que se prestam (valores extrínsecos) mas também pelas finalidades que em si proporcionam à pessoa, vista como dessa perspectiva como um agente (valor intrínseco), reconhecendo que a educação vai além do acadêmico, descrevendo que a educação é uma iniciação na busca do que é valioso da perspectiva acadêmica ou intelectual, tanto quanto na perspectiva física e prática. Desta forma esse trabalho busca compreender melhor as três dimensões do movimento e sua genealogia, as bases científicas por trás deste modelo, reconhecer as influências e aplicações no ensino de atividades físicas ou práticas corporais e como os conceitos de educação no mover-se corporal relacionam-se com as metodologias de educação física brasileiras na atualidade trazendo ainda ferramentas para analisar e identificar modelos pedagógicos em relação ao conceito tridimensional do Peter Arnold
Título em inglês
Dimensions of education and human movement through Peter J. Arnold's perspective: analysis, implications and possibilities for physical education
Palavras-chave em inglês
Arnoldian dimension
Education in movement
Embodied learning
Embolied pedagogy
Peter Arnold
Resumo em inglês
Physical education as a process of personal and social transformation through and from bodily practices does not always have its value recognized. Physical education is usually valued for what it offers in terms of achieving other goals, such as improving physical and mental health, building social relationships, performing in professional recreational, sporting, or artistic activities, and achieving and maintaining a "body" that meets the aesthetic standards typical of a consumer society. In these and other cases, Physical Education is a means of achieving different dimensions of personal and social life. In this culture, body movements are seen as accessories with little or no value. In this paper we sought to understand whether bodily movement could have a formative value per se, and we came across the work of Peter J. Arnold (1931-2010). The author seeks to build an argument to situate the role of human movement in the formation of the person, in which he describes the concepts of the three dimensions of movement "in, through and about movement". Peter Arnold proposes a holistic view of teaching in Physical Education, building an argument about the centrality of human movement in education and beyond, in human formation in a way in which human movement and the practices it engenders are not treated for the other purposes they serve (extrinsic values) but also for the purposes they provide for the person, seen from this perspective as an agent (intrinsic value), recognizing that education goes beyond the academic, describing that education is an initiation in the search for what is valuable from the academic or intellectual perspective, as much as from the physical and practical perspective. In this way, this work seeks to better understand the three dimensions of movement and their genealogy, the scientific bases behind this model, recognize the influences and applications in the teaching of physical activities or bodily practices and how the concepts of education in bodily movement relate to Brazilian physical education methodologies today, also bringing tools to analyze and identify pedagogical models in relation to Peter Arnold's three-dimensional concept
 
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Data de Liberação
2026-04-04
Data de Publicação
2024-06-06
 
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