• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152
Documento
Autor
Nombre completo
Marco Aurelio Floriano Piantola
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Ferreira, Rita de Cassia Cafe (Presidente)
Godinho Netto, Martha Cristina Motta
Guimarães, Ana Marcia de Sá
Santos, Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos
Título en portugués
Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
Palabras clave en portugués
ensino de microbiologia
metodologias ativas
Resumen en portugués
O Projeto Adote consistiu em desenvolver e aplicar novas estratégias para potencializar o ensino com pesquisa em microbiologia, envolvendo participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem. Atuamos em quatro frentes: (i) o Projeto Adote uma Bactéria, que consiste no uso da rede social Facebook® como plataforma para o desenvolvimento de um ambiente de construção ativa e colaborativa do conhecimento, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia; (ii) o Projeto Adote um laboratório, Real Lab Day, que consiste em uma estratégia de ensino com pesquisa, levando o aluno a um contato direto com a pesquisa em microbiologia, proporcionando assim um ambiente de concretização de conhecimentos passados nas aulas teóricas; (iii) Padronização e otimização de aulas práticas de laboratório para os cursos de graduação; (iv) Avaliação das respostas dos alunos ao uso das estratégias de ensino aplicadas no contexto da microbiologia. As estratégias apresentadas neste trabalho foram aplicadas às turmas das disciplinas BMM0584 Bacteriologia para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde e BMM0271 Microbiologia Básica para Odontologia, ambos ministrados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Para avaliação das estratégias de ensino, aplicamos questionários anônimos e de preenchimento voluntário (QAV). As respostas apresentadas mostram que as estratégias de ensino adotadas tiveram ótima recepção pelos alunos. Observamos também mudanças nas fontes de consulta e retenção de conceitos chave em microbiologia. Os resultados demonstram que a aplicação de novas tecnologias de ensino pode levar ao aprimoramento do ensino em microbiologia com enorme potencial para motivar alunos e aumentar o conteúdo científico na área de conhecimento específico.
Título en inglés
Adopt Project: A new approach to microbiology learning
Palabras clave en inglés
active methodologies
microbiology teaching
Resumen en inglés
The Adopt Project consisted in developing and applying new approaches to enhance research-based teaching in microbiology, involving the active and collaborative participation of students in the learning process. We operate on four fronts: (i) the Adopt a Bacteria Project, which consists of using the Facebook® social network as a platform for the development of an active and collaborative knowledge building environment, thus enhancing the teaching-learning process in microbiology; (ii) the Project Adopt a laboratory, Real Lab Day, which consists of a teaching-research strategy, leading the student to a direct contact with research in microbiology, thus providing an environment for the realization of past knowledge in lectures; (iii) the standardization and optimization of laboratory classes for undergraduate courses; (iv) evaluation of student performance impact following the use of teaching strategies applied in the context of microbiology. The strategies presented in this paper were applied to the BMM0584 Bacteriology to Biomedical Sciences and Health Fundamentals Sciences and BMM0271 Basic Microbiology for Dentistry disciplines, both in Biomedical Sciences Institute of São Paulo University. To evaluate teaching strategies, we applied anonymous and voluntary questionnaires (QAV). The answers showed that the teaching strategies had a great positive impact in the learning process, as evaluated by the students. We also observed changes in the use of bibliographic sourcesand retention of key concepts in microbiology. The results show that the application of new teaching technologies may positively impact the microbiology teaching environment with enormous potential to motivate students and increase the scientific content in the specific area of knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-01-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.