• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.42.2013.tde-14032014-175314
Documento
Autor
Nome completo
Juliana da Costa Florim
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Santos, Marinilce Fagundes dos (Presidente)
Freitas, Vanessa Morais
Hassimotto, Neuza Mariko Aymoto
Título em português
Emprego de nanopartículas lipídicas sólidas contendo extrato de semente de uvas para aceleração da cicatrização de feridas cutâneas em camundongos diabéticos.
Palavras-chave em português
Antioxidantes
Cicatrização
Diabetes mellitus
Estresse oxidativo
Nanotecnologia
Proantocianidinas
Resumo em português
O estresse oxidativo causado pela hiperglicemia desempenha um importante papel no desenvolvimento e progressão do diabetes mellitus (DM) e suas complicações, como a cicatrização deficiente de feridas. Nós avaliamos os efeitos da administração tópica de nanopartículas lipídicas sólidas (NLS) contendo extrato de semente de uva sobre a cicatrização de feridas cutâneas de camundongos controles e diabéticos. Os resultados obtidos na caracterização do nosso modelo experimental mostraram um atraso no fechamento da ferida dos animais diabéticos, acompanhado de uma resposta inflamatória atrasada, mas persistente, bem como um grau significativo de peroxidação lipídica na derme dos animais diabéticos. O tratamento tópico com gel, com a NLS branca e com a NLS contendo extrato de semente de uva foram capazes de recuperar o atraso na cicatrização da ferida diabética e atenuar a peroxidação lipídica, de forma mais acentuada com a aplicação da NLS branca e com a NLS associada ao extrato de semente de uva, comprovando a suas propriedades antioxidantes.
Título em inglês
Effects of solid lipid nanoparticles containing grape seed extract in diabetic mice cutaneous wound healing.
Palavras-chave em inglês
Antioxidants
Diabetes mellitus
Nanotechnology
Oxidative stress
Proanthocyanidins
Wound healing
Resumo em inglês
Oxidative stress caused by hyperglycemia plays an important role in the development and progression of diabetes mellitus (DM) and its complications, such as impaired wound healing. We evaluated the effects of topical administration of solid lipid nanoparticles (SLN) containing grape seed extract on skin wound healing in control and diabetic mice. The results showed a retarded wound closure in diabetic animals, accompanied by a delayed but persistent inflammatory reaction, as well as a significant degree of lipid peroxidation in the dermis. Topical treatment with gel (vehicle), white NLS and NLS associated with grape seed extract were able to efficiently accelerate wound closure and attenuate lipid peroxidation, especially with the application of white NLS and NLS containing Vitaflavan®, proving its antioxidant properties.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-03-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.