• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.42.2012.tde-26072012-102241
Documento
Autor
Nome completo
Felipe da Costa Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Strauss, Eugenia Costanzi (Presidente)
Bajgelman, Marcio Chaim
Ventura, Armando Morais
Título em português
Geração e caracterização de linhagens isogênicas portadoras de mutantes de p53: modelo para avaliar a estratégia de reparação dos genes p53 e p16 INK4A na presença dos mutantes p53R175H e p53R248Q.
Palavras-chave em português
Adenovírus
Ciclo celular
Cinética
Mutantes de P53
Neoplasias
Reparação de DNA
Resumo em português
A destruição funcional das vias de controle do ciclo celular constituem um evento comuns em todos os tumores humanos. Muitos estudos associam mutações em p53 com mau prognostico no tratamento do câncer. Nesse trabalho, visamos a geração e caracterização de linhagens isogênicas portando diferentes mutantes de p53 como modelo de estudo para remediação simultânea de p53 e p16 na presença de mutantes hotspots específicos. Os mutantes R175H e R248Q não geraram alterações na cinética de proliferação da linhagem H358, mas levaram a um aumento de 27,5% na eficiência de plaqueamento e, no caso de R248Q, ao dobro de eficiência na formação de colônias em suspensão. Os resultados do tratamento das linhagens isogênicas com adenovírus Adp16 e Adp53 mostraram que os mutantes não interferiram no parada do ciclo celular em G1 induzida por p16.
Título em inglês
Generation and characterization of isogenic cell lines harboring p53 mutants: a model for the evaluation of p53 and p16INK4A replacement in the presence of p53R175H and p53R248Q.
Palavras-chave em inglês
Adenovirus
Cell cycle
DNA repair
Kinetics
Mutants of p53
Neoplasms
Resumo em inglês
Alterations of the cell cycle pathway are a common event in all human tumors. Several studies have shown a correlation between hotspot mutations and an unfavorable profile for cancer therapies. Hence, this study aims the generation and characterization of isogenic cell lines, harboring p53 mutants, as model to investigate the replacement of p53 and p16 genes on these mutant H358 cell lines. Our data identified that neither p53R175H nor p53R248Q mutants accelerated cell cycle progression. However, both leads to a 27,5% increased plate efficiency while R248Q leads to a two-fold increases in the number of colonies formed in soft agar. Our data also showed that the mutants did not affect the efficiency of p16 replacement.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-08-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.