• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.43.2006.tde-11042007-120136
Documento
Autor
Nome completo
Roseli Künzel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Herdade, Silvio Bruni (Presidente)
Almeida, Adelaide de
Okuno, Emico
Poletti, Martin Eduardo
Yoshimura, Elisabeth Mateus
Título em português
"Espectrometria de raios X em mamografia aplicada à proteção radiológica"
Palavras-chave em português
Espectroscopia
Física
Mamografia
Resumo em português
Neste trabalho foram efetuadas medições de espectros de raios X espalhados por um objeto simulador de mama em uma unidade de mamografia clínica para as combinações alvo/filtro Mo/Mo, Mo/Rh e W/Rh e tensões de aceleração do tubo de 25 e 30 kV. Os espectros de raios X foram registrados por um detector Cd0.9Zn0.1Te (CZT) para ângulos de espalhamento entre 30 e 165o. Os métodos de medição e correção dos espectros experimentais foram avaliados a partir da comparação entre os valores de kerma no ar e camada semi-redutora calculados a partir dos espectros de raios X corrigidos com aqueles obtidos a partir de medições efetuadas com uma câmara de ionização em uma unidade de mamografia não-clínica. As formas dos espectros de raios X experimentais obtidos nesta unidade não-clínica, devidamente corrigidos, foram comparadas aos espectros de raios X simulados utilizando-se modelos semi-empíricos e de Monte Carlo publicados na literatura. Os espectros de raios X relativos aos feixes primários no equipamento clínico foram simulados utilizando-se modelos semi-empíricos normalizados para os valores de kerma no ar obtidos a partir de medições efetuadas com uma câmara de ionização. Os espectros de raios X espalhados obtidos no sistema de raios X clínico foram caracterizados a partir da determinação da camada semi-redutora e da energia média do espectro. Valores de kerma no ar, equivalente de dose ambiente, dose efetiva e fração de espalhamento foram calculados a partir dos espectros de raios X experimentais corrigidos para as três combinações alvo/filtro disponíveis no equipamento clínico. Coeficientes de conversão médio de kerma no ar para equivalente de dose ambiente e de kerma no ar para dose efetiva também foram calculados para os espectros de raios X espalhados produzidos pelas combinações alvo/filtro Mo/Mo, Mo/Rh e W/Rh. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que para os espectros de raios X espalhados o equivalente de dose ambiente fornece uma superestimativa do valor da dose efetiva por um fator de aproximadamente 5 na região de energia utilizada em mamografia. Os resultados também mostram que os valores de fração de espalhamento obtidos para a combinação W/Rh são maiores que aqueles obtidos para as combinações Mo/Mo e Mo/Rh. Os resultados obtidos neste trabalho podem ser usados para avaliar a concordância com os limites de dose estabelecidos por normas regulamentadoras próximos a uma unidade clínica de mamografia e no cálculo de barreiras protetoras mais realísticas em mamografia. A influência de diferentes combinações alvo/filtro na espessura de uma barreira protetora em uma unidade de mamografia clínica também pode ser avaliada.
Título em inglês
X ray spectroscopy in mammography applied to radiological protection
Palavras-chave em inglês
Mamography
Physics
Spectroscopy
Resumo em inglês
In this work measurements of specters of rays X had been effected spread by a simulator object of breast in a unit of clinical mamografia for the combinations white/filter Me /Me, Me /Rh and W/Rh and tensions of acceleration of the 30 pipe of 25 and kV
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1533622.pdf (1.29 Mbytes)
Data de Publicação
2007-06-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.