• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.43.2017.tde-21062017-204330
Documento
Autor
Nombre completo
Natasha Fioretto Aguero
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Rizzo, Marcia de Mathias
Rodrigues, Fabio
Título en portugués
Estudo de processos de degradação de pigmentos de coloração azul e amarela
Palabras clave en portugués
Arqueometria
Degradação
Física Aplicada
Pigmentos
Resumen en portugués
Em arqueometria e nas ciências aplicadas, metodologias físicas e químicas são de grande utilidade para estudar diferentes materiais e objetos do patrimônio cultural como pinturas de cavalete, murais, cerâmicas, metais, etc. No caso particular de pinturas, tais análises podem auxiliar na compreensão do processo criativo, dos materiais utilizados pelo artista e do estado de conservação desta obra. No contexto deste último item, podem ser caracterizados sinais de degradação, como a alteração de cores. Dentro do objetivo de compreender a degradação de alguns pigmentos por exposição luminosa, estudaram-se os pigmentos amarelo de cádmio (CdS), amarelo de cromo (PbCrO4), azul de cobalto (CoAl2O4) e cerúleo (Co2SnO4), sendo estes dois últimos também misturados ao branco de zinco (ZnO). Tais estudos foram realizados através de três ensaios com amostras padrões preparadas com estes pigmentos: fotodegradação induzida na linha TGM (Toroidal Grating Monochromator) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron; exposição à luz ultravioleta no simulador solar SOL-UV; e exposição às radiações ultravioleta, visível e infravermelha em uma câmara projetada neste mestrado. Os resultados apontaram para indicativos de alteração em todas as amostras, em especial mudanças no espectro de reflectância na região do visível. Por fim, analisaram-se amostras de tintas obtidas de obras do pintor Candido Portinari que possuíam indícios de alteração cromática. A partir destes fragmentos, construíram-se modelos estratigráficos dos materiais utilizados pelo artista nestas pinturas.
Título en inglés
Study of degradation processes of blue and yellow pigments
Palabras clave en inglés
Applied Physics
Archaeometry
Degradation
Pigments
Resumen en inglés
In archeometry and applied sciences, physical and chemical methodologies are very useful for studying different materials and objects of cultural heritage such as easel paintings, murals, ceramics, metals, etc. In the particular case of paintings, such analyses can help in understanding the creative process, the materials used by the artist and the conservation status of this work. In the context of this latter item, signs of degradation, such as color change, can be characterized. In order to understand the degradation of some pigments by light exposure, the cadmium yellow (CdS), chrome yellow (PbCrO4), cobalt blue (CoAl2O4) and cerulean blue (Co2SnO4) pigments were studied, the latter two being also mixed with zinc white pigment (ZnO). Such studies were carried out through three experiments prepared with these pigments: photodegradation induced in the TGM (Toroidal Grating Monochromator) line of the National Laboratory of Synchrotron Light; exposure to ultraviolet light in the SOL-UV solar simulator; and exposure to ultraviolet, visible and infrared radiation in a chamber designed in this master's degree. The results pointed out changes in all samples, especially in their reflectance spectrum in the visible region. Finally, samples obtained from works by the painter Candido Portinari that had signs of chromatic alteration were analyzed. Based on these fragments, stratigraphic models of the materials used by the artist in these paintings could be constructed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tese_FINAL.pdf (30.98 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-07-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.