• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.44.2003.tde-14082003-230137
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Roberto de Campos Jacintho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Teodoro Isnard Ribeiro de (Presidente)
Riedel, Paulina Setti
Taioli, Fabio
Título em português
Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas na gestão ambiental de Unidades de Conservação: o caso da Área de Proteção Ambiental (APA) do Capivari-Monos, São Paulo-SP.
Palavras-chave em português
geoprocessamento
gestão ambiental
sensoriamento remoto
unidades de conservação
Resumo em português
Um quadro diagnóstico da Área de proteção Ambiental(APA) do Capivari Monos foi elaborado com informações produzidas através da aplicação de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Essa Unidade de Conservação se localiza no extremo sul do município de São Paulo, onde ainda existem importantes fragmentos de Mata Atlântica e mananciais hídricos estratégicos para a Região Metropolitana de São Paulo . Um Mapa Geomorfológico foi produzido com o apoio de um Modelo Numérico de Terreno. Com a aplicação de Álgebra de Mapas, foram integrados os dados sobre Geotecnia e Geomorfologia e um mapa de Fragilidade do Meio Físico foi elaborado. As condições de hidrografia e relevo apontaram indícios de movimentação tectônica recente na região. Imagens dos Satélites Landsat-5 e Landsat-7 foram comparadas, com o emprego de técnicas de detecção de mudanças, para a quantificação do desmatamento no período entre 1991 e 2000. As imagens do satélite Landsat-7 foram classificadas, através do método supervisionado por regiões, para produção de um mapa temático de Uso do Solo e Cobertura Vegetal. Os resultados foram quantificados por sub-bacias hidrográficas, compondo um quadro comparativo que se destina a subsidiar a gestão ambiental da APA. Esses resultados mostram que o crescimento da ocupação urbana se concentra na bacia da Billings, principalmente na subbacia da Cratera de Colônia, onde a fragilidade do meio físico foi considerada muito alta.
Título em inglês
Geographical Information System and Remote Sensing as tools for conservation units environmental management: Capivari-Monos Environmental Protection Area case (São Paulo-SP).
Palavras-chave em inglês
conservation units
environmental management
Geographical Information System
remote sensing
Resumo em inglês
Through the application of Geographical Information System and Remote Sensing it was elaborated a chart diagnosis for Capivari-Monos Environmental Protection Area. This Conservation Unit is located in the south end of São Paulo city where important Atlantic Forest fragments and strategic water spring still exist. With the support of a Digital Terrain Model it was produced a Geomorphologic map. Applying Map Algebra the data on Geothecnics and Geomorphorlogy had been integrated for mapping the fragility of physical environment. Relief and hidrography conditions pointed indications of neotectonic movements in this region. Employing change detection techniques in Landsat-7 images the deforestation between 1991 and 2000 was evaluated. A land use and land cover map was produced trough Landsat-7 image classification ( supervised per region method). The results show that the urban growth concentrates on the basin of Billings, mainly at the Cratera de Colônia sub-basin where the fragility regarding to phisical environment was considered very high.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
jacintho.pdf (6.33 Mbytes)
Data de Publicação
2003-11-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.