• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.44.2013.tde-18112013-104436
Documento
Autor
Nombre completo
Luciane Kuzmickas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Del Lama, Eliane Aparecida (Presidente)
Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição
Sanjad, Thais Alessandra Bastos Caminha
Título en portugués
Estado de conservação dos monumentos pétreos do Cemitério da Consolação, São Paulo
Palabras clave en portugués
Cemitério da Consolação
Conservação de monumentos
Métodos não destrutivos
Mineralogia aplicada
Resumen en portugués
Os cemitérios são importantes fontes de resgate da memória, revelando concepções e mentalidades de épocas passadas. São locais simbólicos com rico acervo patrimonial, no que diz respeito à vida cultural, social e estética de uma dada população. No caso do Cemitério da Consolação, São Paulo, fundado em 1858, as várias etapas de desenvolvimento da cidade na qual se insere e do Brasil, estão presentes na localização, ornamentação e nos materiais empregados na construção dos túmulos, sendo a conservação desse patrimônio extremamente importante. O presente estudo propõe avaliar o estado de conservação do Cemitério da Consolação, utilizando-se métodos de análise não destrutivos, o que compreende: análise bibliográfica e iconográfica; determinação da variabilidade litológica existente; mapeamento das formas de alteração da rocha com base no Glossário Ilustrado de Padrões de Deterioração da Rocha do ICOMOS; quantificação da variação da cor da rocha com utilização do espectrofotômetro e avaliação da homogeneidade da rocha por meio da utilização do ultrassom. O mapeamento das formas de alteração compreendeu todos os litotipos existentes, enquanto as análises com o espectrofotômetro e com o ultrassom foram realizadas em mármores, abrangendo o túmulo da Marquesa de Santos, o da Pianista Luisa Crema Marzorati e a escultura Prece de Bruno Giorgi, e em um tipo específico de granito, conhecido comercialmente como Granito Itaquera, que constitui as estátuas O Sepultamento de Victor Brecheret, Interrogação de Francisco Leopoldo e Silva e Cristo de Elio de Giusto. O mapeamento das formas de alteração da rocha indicou nos túmulos a presença de: fissura, deformação, rompimento, desintegração, descamação, alveolização, erosão diferencial, perda de partes, perfuração, crosta, depósito, alteração cromática, eflorescência, incrustação, filme, grafite, pátina, sujidade e colonização biológica por líquen, musgo e planta. Foi possível constatar que as rochas carbonáticas são as que se apresentam mais degradadas, possuindo todas as formas de alteração indicadas, que se apresentam em diferentes estágios de desenvolvimento. As rochas silicáticas e silicosas desenvolvem menos formas de degradação, também em distintas intensidades, abrangendo a alteração cromática, sujidade, depósito e colonização biológica. Os dados obtidos com o espectrofotômetro evidenciaram mudanças significativas nos parâmetros de cor no Granito Itaquera e nos mármores, principalmente em variações relativas aos parâmetros colorimétricos b* e C*, indicando amarelamento da rocha. Com os resultados do ultrassom foi possível mapear zonas de menor e maior integridade pétrea nos jazigos e esculturas estudados. A partir das análises realizadas foi possível determinar os principais viii mecanismos de degradação existentes no Cemitério da Consolação, que estão vinculados à: natureza litológica, interação de materiais, poluição atmosférica, colonização biológica, condições climáticas, características arquitetônicas, vandalismo, falta de gerenciamento e métodos inadequados de conservação e restauro. Desta forma conclui-se que o Cemitério da Consolação necessita de medidas de conservação que foquem principalmente os seguintes aspectos: maior vigilância do cemitério a fim de ser evitar o roubo da ornamentação de bronze; qualificar os funcionários da necrópole no que tange a aplicação de métodos de manutenção menos agressivos às rochas; conscientização das famílias dos problemas que o abandono e o descaso podem causar aos jazigos, promovendo assim a importância da sua manutenção. Por fim cabe lembrar que o Cemitério da Consolação pode ser considerado como um museu a céu aberto, devendo ser administrado, preservado e zelado como tal.
Palabras clave en inglés
not available
Resumen en inglés
Cemeteries are important sources of memory rescue, revealing conceptions and mentalities of the past. They are symbolic locations with rich heritage, with regard to cultural, social and aesthetic aspects of a given population. In the case of the Consolation Cemetery, São Paulo, founded in 1858, the various stages of development of the city and of the country can be observed in the location, ornamentation and materials used in the construction of the tombs, and the conservation of this heritage is extremely important. This study aims to assess the state of conservation of the Consolation Cemetery, using non-destructive methods of analysis, which comprises: bibliographic and iconographic analyses; determination of lithological variability; mapping of the forms of alteration of the rock based on the Illustrated Glossary on Stone Deterioration Patterns of ICOMOS; quantification of the color variation of the rock using the spectrophotometer and evaluation of the homogeneity of the rock through the use of ultrasound. The mapping of the deterioration patterns included all the rock types in the cemetery, while analyses with the spectrophotometer and the ultrasound were performed in marble, material used in the tombs of Marquesa de Santos, the pianist Luisa Crema Marzorati and a sculpture by Bruno Giorgi, as well as in a specific type of granite, known commercially as Itaquera Granite, which constitutes the statue O Sepultamento by Victor Brecheret, Interrogação by Francisco Leopoldo e Silva and Cristo by Elio de Giusto. The mapping of the deterioration patterns indicated the presence of: crack, deformation, bursting, disintegration, scaling, alveolization, differential erosion, missing part, perforation, crust, deposit, discolouration, efflorescence, encrustation, film, graffiti, patine, soiling, and biological colonization by lichen, moss or plant. The carbonate rocks are the most degraded, possessing all deterioration patterns indicated above, which are in different stages of development. The silicate and siliceous rocks developed fewer deterioration patterns, also in different intensities, such as discolouration, soiling, deposit and biological colonization. The information obtained from the spectrophotometer showed significant changes in the Itaquera Granite and marble color parameters, especially in C* and b* colorimetric parameters, indicating yellowness of the rock. With the results of the ultrasound it was possible to map areas in the stone with lesser and greater integrity. From the analyses, it was possible to determine the main degradation mechanisms existing in the Consolation Cemetery, such as: lithological nature, interaction of materials, pollution, biological colonization, climatic conditions, architectural features, vandalism, bad management and inadequate methods of conservation and restoration. Thus, it is concluded that the Consolation Cemetery requires conservation measures that focus x mainly on the following aspects: to increase vigilance of the cemetery to detain the theft of bronze ornamentation; qualify the cemetery employees regarding the application of maintenance methods less aggressive to the rocks; raise of the families to the problems of abandonment and neglect of the tombs, thus promoting the importance of their maintenance. Finally, it is worth remembering that the Consolation Cemetery can be considered an open air museum and should be managed, preserved and taken care of as such.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-11-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.