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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2006.tde-20210729-145008
Document
Author
Full name
Angela Cristina Bonini dos Santos
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2006
Supervisor
Title in Portuguese
Sistemas de numeração: um problema didático
Keywords in Portuguese
Educação
Sistemas De Numeração
Abstract in Portuguese
Aborda o problema pedagógico referente ao ensino/aprendizagem de sistemas de numeração, dada a importância desse assunto e a dificuldade com que vem sendo tratado no ensino fundamental. Considerando a amplitude do tema, procurou-se estabelecer uma perspectiva para o problema, que abarcasse as razões históricas favorecedoras da consolidação do sistema de numeração hindo-arábico, a inevitabilidade de tal processo, bem como uma análise comparativa das vantagens e desvantagens dos diversos sistemas de numeração, abordagem essa construída a serviço das atividades didáticas realizadas, cujos resultados são apresentados ao final da dissertação. Com o intuito de dar subsídios teóricos à leitura de sistemas de numeração mencionados anteriormente, fez-se uso de pressupostos teóricos de Gaston Bachelard no que se refere principalmente ao conceito de obstáculo epistemiológico, bem como de abordagens sobre tal conceito estabelecidas por autores posteriores, fazendo com que a pesquisa utilizasse história e epistemologia da matemática para fins pedagógicos. Ao final, são apresentados exemplos de oficinas temáticas abordadas sob uma perspectiva histórico-epistemológica que, por meio da análise estrutural de diversos sistemas de numeração sob uma ótica bachelardiana, procuraram não somente dar consciência do processo histórico que levou à prevalência do atual sistema de numeração hindo-arábico, mas ainda discutir e problematizar as trajetórias dese processo em diferentes culturas, com o intuito de propiciar a formação de um significado mais amplo para sistemas de numeração. Fazendo uso ainda das concepções epistemológicas de Bachelard, procurou-se em seguida analisar os resultados obtidos nas oficinas mencionadas.
Title in English
not available
Abstract in English
not available
 
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Publishing Date
2021-07-29
 
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