• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2000.tde-20210729-115930
Documento
Autor
Nome completo
Mary Yorinori
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Título em português
Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
Palavras-chave em português
Ensino Por Computador
Inteligência Artificial
Resumo em português
Com a finalidade de superar as limitações impostas pelos métodos tradicionais de ensino, os STIs surgiram no meio acadêmico e mostraram-se capazes de oferecer instruções de maneira semelhante a um instrutor humano. Na última década, passaram a ser utilizados para treinamento de funcionários em empresas, como forma de proporcionar o conhecimento e as habilidades necessárias ao aperfeiçoamento profissional. A crescente demanda por formas cada vez mais eficientes de treinamento tem favorecido a entrada dos STIs neste meio, levando à busca por metodologias e ferramentas de autoria que visam facilitar o desenvolvimento destes sistemas. Neste trabalho apresentamos o nosso estudo sobre os aspectos mais importantes a serem considerados no desenvolvimento de STIs, tais como usabilidade, independência de domínio, múltiplas estratégias de ensino, reusabilidade e interoperabilidade. Em seguida apresentamos alguns sistemas existentes e identificamos áreas de aplicação dentro de empresas. Questões sobre a avaliação de STIs e de ferramentas de desenvolvimento são abordadas de maneira a apontar alguns parâmetros considerados na determinação de sua eficiência. Embora os métodos de avaliação não sigam padrões determinados, de uma maneira geral, seus resultados permitem avaliar tanto odesempenho do sistema no ensino quanto a eficiência das ferramentas de desenvolvimento
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
Whith the purpose of overcoming the limitation imposed by traditional training methods, ITSs emerged in the academic environment and showed their ability to teach in a way similar to human instructors. In the last decade, they had been used for in-company employee training as a means to provide knowledge and skills required on the job. The increasing need for more efficient methods of training contributed for placing ITSs in the business environment, which has lead to the search for methodologies and authoring tools which make system development easier. In this study, we present our research on the most important aspects to be considered in ITSs' development, such as usability,, domain independence, multiple teaching strategies, reusability and interoperability. Afterwards, we present some existing systems and identify application areas inside companies. Issues about ITSs' and development tools' evolution are covered in such a way the we point out a few parameters considered in determining their efficiency. Although evolution methods usually do not follow standards, their outcomes allow evaluation of the system's performance in training and the development tools' efficiency
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
YorinoriMary.pdf (18.98 Mbytes)
Data de Publicação
2021-07-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.