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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2002.tde-20210729-130347
Document
Auteur
Nom complet
Raúl Dario Jimémez Alarcón
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Titre en portugais
Aplicações de métodos inversos em autovalores à detecção de danos
Mots-clés en portugais
Análise Numérica Aplicada
Resumé en portugais
Neste trabalho são estudados métodos inversos em autovalores e sua aplicação à detecção de danos estruturais. O modelo usado é um protótipo de barra homogênea simples com vibração longitudinal. Em um primeiro estudo, o conceito de dano está relacionado com perda de rigidez localizada. Para detetar o dano precisa-se conhecer dois estados da barra, um deles chamado estado não danificado e outro que representa a barra depois dela entrar em serviço. Para este último estado, a barra é reconstruída a partir de suas freqüências de vibração e um processo de busca multi-dimensional permite detetar diminuição de rigidez. Num segundo estudo, o conceito de dano é definido em termos de área o qual permite além de localizar, quantificar o dano. Um problema inverso de autovalor é resolvido de maneira a reconstruir as áreas da barra a partir de uma freqüência e um modo de vibração. A reconstrução é sensível a ruídos nos dados, mas usando informação adicional esta sensibilidade pode ser diminuída. Do ponto de vista prático, o uso de informação adicional pode ser muito restritivo, então uma técnica de filtragem permite detetar os danos a partir de uma freqüência e um modo de vibração. Uma outra abordagem do problema inverso de autovalor permite reconstruir a barra em termos das áreas a partir de suas freqüências de vibração e das freqüências da barra com outras condições de controno. As estruturas das matrizes envolvidas permite diminuir à metade a quantidade de informação requerida para reconstrução das áreas da barra, e a partir de uma estratégia de busca multi-dimensional detetar os possíveis danos
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
not available
 
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Date de Publication
2021-07-29
 
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