Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2005.tde-20210726-183243
Documento
Autor
Nombre completo
Fredy Walter Castellares Cáceres
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Título en portugués
Autômato celular probabilista, modelos unidimensionais de trânsito e teoria de filas
Resumen en portugués
Modelos de trânsito de partÃculas aparecem na vida real e têm se convertido numa área de pesquisa muito ativa. embora bastante estudados, desde 1992, com a publicação do artigo de Nagel-Schreckembrg, por meio de simulações computacionais e por diversos métodos teóricos aproximados como os modelos de campo médio, existem poucos resultados rigorosos.Mostramos resultados rigorosos para vários modelos de trânsito. Provamos a existência de transição de fase e propriedades assintóticas para o autômato celular 184 e para o modelo de Fukui-Ishibashi, que generaliza o autômato 184, permitindo movimento de partÃculas velozes. Introduzimos um autômato celular probabilista que resgata as propriedades dos modelos de Schadschneider-Schreckenberg, conhecidos como autômatos com regras slow-to-star. Provamos a existência de transição de fase, encontramos o fluxo assintótico. Introduzimos o autômato celular probabilista com distribuição inicial a medida produto de Bernoulli de densidade p e de dinâmica de evolução dada por: cada partÃcula espera um tempo aleatório que tem distribuição geométrica de parâmetro p para mover-se pela primeira vez. Após este tempo, as partÃculas movem-se com velocidade 1 para sempre ou, em caso contrário, se deterão (várias partÃculas podem ocupar o mesmo sÃtio) se encontrarem alguma partÃcula parada na sua frente que bloqueie seu movimento. Neste caso as velocidades das partÃculas voltarão para 0 e as partÃculas ficarão bloqueadas até que a partÃcula ou as partÃculas que bloqueiam seus caminhos tenham partido. A partir deste instante, a partÃcula não bloqueada espera mais um tempo aleatório com distribuição geométrica para mover-se. Finalmente, introduziremos um modelo de trânsito de partÃculas que é contÃnuo no tempo e no espaço, que denominaremos Modelo Pontual.
Título en inglés
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Resumen en inglés
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Fecha de Publicación
2021-07-28