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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2005.tde-20210729-144129
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Rogério Sanches
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Titre en portugais
Indicadores formativos em modelos de equações estruturais
Mots-clés en portugais
Estatística Aplicada
Resumé en portugais
Os Modelos de Equações Estruturais vêm sendo cada vez mais usados em situações pr'sticas como forma de confirmar modelos teóricos de eventos estudados. Nos Estados Unidos, a técnica se apresenta bastante disseminada, ao contrário do que acontece no Brasil, onde estas equações passaram a ser usadas mais recentemente. Como a utilização de modelos estruturais envolve uma certa quantidade de subjetividade, é importante que seus aspectos teóricos não subjetivos estejam bem fundamentados. Um dos principais pontos que definem as equaçòes estruturais são as relaçòes causais entre as variáveis cuja direção muitas vezes é ou precisa ser especificada de forma subjetiva, com base apenas em conhecimentos do pesquisador sobre o assunto estudado. Além disso, os pesquisadores que trabalham com Modelos de Equaçòes Estruturais carregam consigo um viés da Análise Fatorial, que é um tipo de modelo estrutural: o constructo sempre sendo a causa da variável observada. Diante disso, o objetivo deste texto foi, acima de tudo, estudar a direção causal em equações estruturais, dando ênfase à variável observada que causa o constructo latente, comumente chamada de indicador formativo. A motivação foi a escassez da literatura estatística específica sobre o assunto e principalmente o possível uso amplamente disseminado da direção causal especificada incorretamente, visto que na grande maioria dos casos a direção especificada da cusa é sempre do constructo para o indicador. Tentamos então fazer um apanhado geral desta escassa literatura e ainda obter dados sobre os efeitos da especificação incorreta da direção causal por meio de simulações.
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
not available
 
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Date de Publication
2021-07-29
 
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