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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2001.tde-20220712-115802
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Gerald Toja Frachia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Título em português
Estimação do grau de habilidade em testes de múltipla-escolha
Palavras-chave em português
Inferência Estatística
Resumo em português
O verdadeiro grau de habilidade de um indivíduo que é submetido a um teste de múltipla-escolha é estudado neste trabalho. É comum observar que quem avalia o teste negligencie a porção de respostas que o respondente consegue acertar devido ao acaso, observando apenas o número de respostas corretas. As notas de aprovação de muitos testes - como as do Exame Nacional de Cursos - são determinadas de forma arbitrária, levando em consideração os resultados do conjunto de indivíduos submetidos à prova (padronização das notas). Este último aspecto pode levar a sensíveis distorções na atribuição das notas, premiando maus resultados ou penalizando bons. Este trabalho propõe que estas notas de corte sejam determinadas levando em consideração as características do teste e também as habilidades mínimas que o respondente deveria possuir para ser considerado aprovado
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
The true level of profiency of an individual who is tested using a multiple-chice test is studied in this work. Usually, the portion of answers that the respondent really knows is neglected, regarding only the total of correct answers. Grades, in many tests alike. Exame Nacional de Cursos, are fixed in an arbitrary way, taking into account the results of the hole set of grades of the individuals who were tested (standarization). This last aspect may produce great distorsions, prizing bad performances or punishing good ones. The proposal of this work is that grades must be obtained taking into account the intrinsical test characteristics and, also, the minimal individual skills required for that test
 
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Data de Publicação
2022-07-13
 
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