• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2018.tde-04052018-170132
Documento
Autor
Nome completo
Artur André Almeida de Macedo Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Hirata Junior, Roberto (Presidente)
Buckeridge, Marcos Silveira
Lejbman, Alfredo Goldman Vel
Título em português
INvestigate and Analyse a City - INACITY
Palavras-chave em português
Cidades inteligentes
Google Street View
Vegetação urbana
Visão computacional
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma plataforma para coleta e análise de imagens urbanas, que integra Interfaces de Programação de Aplicativos "Application Programming Interfaces" (APIs) de sistemas de busca de imagens, Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), mapas digitais e técnicas de visão computacional. Esta plataforma, INACITY, permite que usuários selecionem regiões de interesse e capturem elementos de relevância para a arquitetura urbana, como, por exemplo árvores e buracos em ruas. A implementação da plataforma foi feita de maneira a permitir que novos módulos possam ser facilmente incluídos ou substituídos possibilitando a introdução de outras APIs de mapas, SIGs e filtros de Visão Computacional. Foram realizados experimentos com as imagens obtidas através do "Google Street View" onde árvores são capturadas em áreas de bairros inteiros em questão de minutos, um ganho significativo quando comparado com o procedimento manual para levantamento deste tipo de dado. Além disso, também são apresentados resultados comparativos entre os métodos de visão computacional propostos para a detecção de árvores em imagens com outros métodos heurísticos, em um conjunto onde as árvores estão marcadas manualmente e assim as taxas de precisão e de redescoberta de cada algoritmo podem ser avaliadas e comparadas.
Título em inglês
INvestigate and Analyse a City - INACITY
Palavras-chave em inglês
Computer vision
Google Street View
Smart cities
Urban greenery
Resumo em inglês
This project presents a platform that integrates Application Programming Interfaces (APIs), image retrieval systems, Geographical Information Systems (GISes), digital maps and Computer Vision techniques to collect and analyse urban images. The platform, INACITY (an acronym for INvestigate and Analyse a City), empowers users allowing them to select a region over a map and see urban features inside that region that have relevance to the urban architecture context, for instance trees. The implementation is extensible and it is designed to make it easy to add or replace new modules, for instance, to add a new API to present a map, different GISes and other Computer Vision filters.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-05-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.