• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.45.2012.tde-06122012-030238
Document
Auteur
Nom complet
Geiser Chalco Challco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Gerosa, Marco Aurélio (Président)
Barros, Leliane Nunes de
Isotani, Seiji
Titre en portugais
Planejamento instrucional automatizado em aprendizagem colaborativa com suporte computacional utilizando planejamento hierárquico
Mots-clés en portugais
aprendizagem colaborativa
gerador de cursos
planejamento em inteligência artificial
planejamento hierárquico
planejamento instrucional
roteiros colaborativos
Resumé en portugais
Em Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (ACSC), o planejamento instrucional consiste em obter uma sequência de interações instrucionais que definem o conteúdo instrucional como a representação do que deve ser ensinado e da forma em que os participantes devem interagir, denominada informação de planejamento instrucional. O desenvolvimento, adaptação e personalização de unidades concisas de estudo compostas por recursos instrucionais e informação de planejamento instrucional, denominadas unidades de aprendizagem, envolve um processo de planejamento instrucional complexo que consome muito tempo e apresenta um conjunto de tarefas repetitivas a serem efetuadas pelos projetistas instrucionais. Neste trabalho, o planejamento instrucional em ACSC é modelado como um problema de planejamento hierárquico para dar suporte ao desenvolvimento, adaptação e personalização das unidades de aprendizagem de forma automática. A modelagem consiste na representação do domínio a ser ensinado, das caraterísticas dos estudantes e das estratégias de planejamento instrucional na linguagem do sistema JSHOP2ip, um sistema de planejamento hierárquico desenvolvido para dar solução aos problemas específicos de planejamento instrucional. Para avaliar a modelagem proposta, efetuamos o desenvolvimento de um gerador de cursos colaborativos como um serviço Web usando a modelagem proposta e o sistema JSHOP2ip, no qual foram avaliados o desempenho, a modelagem das estratégias e a saída do planejador. Além disso, para demonstrar a viabilidade do modelo proposto em situações reais, efetuamos o desenvolvimento de uma ferramenta de autoria de unidades de aprendizagem que emprega o gerador de cursos colaborativos.
Titre en anglais
Automated instructional design in computer-supported collaborative learning using hierarchical planning
Mots-clés en anglais
adaptive courseware generator
automated planning
collaborative learning
collaborative scripts
hierarchical task network planning
instructional design
Resumé en anglais
In Computer Supported Collaborative Learning (CSCL), the goal of instructional design is to obtain a instructional interaction sequence that define the instructional content as a representation of what should be taught and the way in which participants must interact, called instructional planning information. The development, adaptation and personalization of basic units of study comprised of the instructional resources and instructional planning information, called units of learning, that involves a complex instructional planning process, time consuming and repetitive. In this work, the instructional design in CSCL is modeled as hierarchical planning problem to support the development, adaptation and personalization for units of learning. The modeling is the representation of the domain to be taught, the characteristics of students and instructional strategies in JSHOP2ip, an independent hierarchical planning system designed to solve problems of instructional design. To evaluate the proposed model, we developed a collaborative course generator as a Web service using the proposed model and JSHOP2ip system, upon which we evaluated the performance, modeling strategies and the output scheduler. Furthermore, to demonstrate the feasibility of the proposed model in real situations, we developed an authoring tool for units of learning employing the collaborative course generator
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
main.pdf (6.11 Mbytes)
Date de Publication
2013-01-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.