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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.45.2014.tde-09092014-163810
Documento
Autor
Nome completo
Emilio de Camargo Francesquini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lejbman, Alfredo Goldman Vel (Presidente)
Briot, Jean-pierre
Méhaut, Jean- François
Navaux, Philippe Olivier Alexandre
Souto, Laura Milagros Castro
Título em português
Ambientes de execução para o modelo de atores em plataformas hierárquicas de memória compartilhada com processadores de múltiplos núcleos
Palavras-chave em português
balanceamento de carga
Erlang
escalonamento
máquina virtual
modelo de atores
multicore
NUMA
Resumo em português
O modelo de programação baseado em atores é frequentemente utilizado para o desenvolvimento de grandes aplicações e sistemas. Podemos citar como exemplo o serviço de bate-papo do Facebook ou ainda o WhatsApp. Estes sistemas dão suporte a milhares de usuários conectados simultaneamente levando em conta estritas restrições de desempenho e interatividade. Tais sistemas normalmente são amparados por infraestruturas de hardware com processadores de múltiplos núcleos. Normalmente, máquinas deste porte são baseadas em uma estrutura de memória compartilhada hierarquicamente (NUMA - Non-Uniform Memory Access). Nossa análise dos atuais ambientes de execução para atores e a pesquisa na literatura mostram que poucos estudos sobre a adequação deste ambientes a essas plataformas hierárquicas foram conduzidos. Estes ambientes de execução normalmente assumem que o espaço de memória é uniforme o que pode causar sérios problemas de desempenho. Nesta tese nós estudamos os desafios enfrentados por um ambiente de execução para atores quando da sua execução nestas plataformas. Estudamos particularmente os problemas de gerenciamento de memória, de escalonamento e de balanceamento de carga. Neste documento nós também analisamos e caracterizamos as aplicações baseadas no modelo de atores. Tal análise nos permitiu evidenciar o fato de que a execução de benchmarks e aplicações criam estruturas de comunicação peculiares entre os atores. Tais peculiaridades podem, então, ser utilizadas pelos ambientes de execução para otimizar o seu desempenho. A avaliação dos grafos de comunicação e a implementação da prova de conceito foram feitas utilizando um ambiente de execução real, a máquina virtual da linguagem Erlang. A linguagem Erlang utiliza o modelo de atores para concorrência com uma sintaxe clara e consistente. As modificações que nós efetuamos nesta máquina virtual permitiram uma melhora significativa no desempenho de certas aplicações através de uma melhor afinidade de comunicação entre os atores. O escalonamento e o balanceamento de carga também foram melhorados graças à utilização do conhecimento sobre o comportamento da aplicação e sobre a plataforma de hardware.
Título em inglês
Dealing with actor runtime environments on hierarchical shared memory multi-core platforms
Palavras-chave em inglês
actor model
Erlang
load-balancing
multicore
NUMA
scheduling
virtual machine
Resumo em inglês
The actor model is present in several mission-critical systems, such as those supporting WhatsApp and Facebook Chat. These systems serve thousands of clients simultaneously, therefore demanding substantial computing resources usually provided by multi-processor and multi-core platforms. Non-Uniform Memory Access (NUMA) architectures account for an important share of these platforms. Yet, research on the suitability of the current actor runtime environments for these machines is very limited. Current runtime environments, in general, assume a flat memory space, thus not performing as well as they could. In this thesis we study the challenges hierarchical shared memory multi-core platforms present to actor runtime environments. In particular, we investigate aspects related to memory management, scheduling, and load-balancing. In this document, we analyze and characterize actor based applications to, in light of the above, propose improvements to actor runtime environments. This analysis highlighted the existence of peculiar communication structures. We argue that the comprehension of these structures and the knowledge about the underlying hardware architecture can be used in tandem to improve application performance. As a proof of concept, we implemented our proposal using a real actor runtime environment, the Erlang Virtual Machine (VM). Concurrency in Erlang is based on the actor model and the language has a consistent syntax for actor handling. Our modifications to the Erlang VM significantly improved the performance of some applications thanks to better informed decisions on scheduling and on load-balancing.
 
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Data de Publicação
2014-09-10
 
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