Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2001.tde-20210729-123758
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula Gladcheff
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Título en portugués
Um instrumento de avaliação da qualidade para software educacional de matemática
Palabras clave en portugués
Engenharia De Software
Teste E Avaliação De Software
Resumen en portugués
Os computadores estão sendo introduzidos de forma cada vez mais freqüente em todos os nÃveis da educação. Sua utilização nas aulas de matemática nas séries do ensino fundamental pode possuir várias finalidades, tais como: fonte de informação, auxÃlio no processo de construção de conhecimento, um meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções. O cognitivo dos alunos, principalmente na medida em que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que se adapta a distintos rÃtmos de aprendizagem e favorece a que o aluno aprenda com seus erros. Por outro lado, o bom uso que se possa fazer dessa ferramenta na sala de aula depende da escolha de softwares, em função dos objetivos que se pretende atingir e da concepção de conhecimento e de aprendizagem que orienta o processo. Este trabalho propõe um instrumento de avaliação de qualidade para softwares educacionais de matemática direcionados ao ensino fundamental. Este instrumento foi desenvolvido na forma de questionários, baseando-nos tanto em aspectos técnicos (funcionalidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, manutenibilidade, portabilidade) como em aspectos educacionais (pedagógicos, sócioculturais, cognitivos, lúdicos). Com isto, uma avaliação de produtos de software educacional pode ser realizada, a fim de que seja reconhecido o quão aplicável um produto pode ser, dentro dos objetivos traçados. No instrumento foram incluÃdos módulos de avaliação especÃficos ao tipo de software educacional a ser avaliado. Foram contempladas as modalidades: exercÃcio e prática, tutorial, jogo pedagógico, simulação e sistema hipermÃdia. Tendo em vista a importância da caracterÃstica 'usabilidade' no software educacional, um questionário dirigido aos usuários finais (alunos) foi desenvolvido. Também, aspectos referentes a cada um dos ciclos do ensino fundamental foram cobertos pelo instrumento de avaliação
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
The use of computer tools in education has been increasing steadily in all education levels. The use of computers for teaching math in the elementary school may address several goals: work as an additional information source, support the process of developing knowledge, provide a mean to autonomous thinking, reasoning and problem solving. The computer may also be considered a valuable ally in the cognitive development of students, mainly by allowing tasks to be adaptable to different learning paces and offering to the students opportunities to learn from their errors. On other hand, success in applying computer tools in the classroom depends upon the selection of software according to stablished objectives and the knowledge conception guiding the educational process. This work presents an instrument for quality assessment of educational software targeting elementary school math. This instrument has been developed in the format of questionaires addressing technical, functional, pedagogical, psycho-pedagogical, sociological, and cognitive aspects. It is then possible to assess educational software in order to identify the degree of applicability within the predetermined objectives. The proposed instrument includes assessment modules specific to the type of educational software to be evaluated. The following types have been addressed: exercise and practice, tutorial, pedagogical game, simulation and hypermedia packages. Due the importance of the 'usability' characteristic in educational software, an additional questionaire targeting end users (students) have been developed. Also, aspects related to the each one grades in elementary are also covered by the proposed evaluation instrument
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Fecha de Publicación
2021-07-29