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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2001.tde-20210729-123946
Document
Author
Full name
Ricardo Couto Antunes da Rocha
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2001
Supervisor
Title in Portuguese
Uma arquitetura para simulação flexível de protocolos para computação móvel
Keywords in Portuguese
Sistemas De Informação
Abstract in Portuguese
Os ambientes de computação móvel possuem características que influenciam o projeto de sistemas computacionais sob vários aspectos. Os canais de comunicação sem fio apresentam alta taxa de erros e baixa largura de banda, se comparados às tecnologias atuais de cabeamento. O mobilidade das estações móveis pode causar grandes variações na qualidade da comunicção sem fio e confere ao ambiente de rede uma topologia dinâmica. Além disso, dispositivos móveis possuem recursos limitados de processamento e consumo de energia. O maior impacto dessas características é no desenvolvimento de protocolos de rede. Nestes ambientes, os prootocolos devem implementar mecanismos de correção de erros, controle de acesso ao meio sem fio, gerência de localização variável de estações móveis e utilizar adequadamente os recursos da rede, sobretudo o acesso aos canais de comunicação e o sonsumo de potência. Devido a essa complexidade adicional dos protocolos para computação móvel, simuladores têm sido amplamente utilizados com o objetivo de avaliar o desempenho desses protocolos e a adequação dos modelos de simulação para as aplicações reais, sobretudo os modelos de mobilidade. Uma limitação comum a esses simuladores é não permitir a simulação de protocolos de alto nível de forma flexível e adequada
Title in English
not available
Abstract in English
Mobile computing environments are characterized by dynamic network tipology where connectivity patterns and transmission rates change very fast both because of host mobility and wireless transmission problems or resource shortages at the mobile hosts. Due to these dynamic characteristics, development and testing of distributed programs and protocols for such environments is even more difficult than for a static network. For example, protocols for mobile computing must implement mechanisms for error correction, wireless media access control, variable location management and adequate use of resources, mainly the wireless channel access and power consumption. This calls for tools that facilite the prototyping and testing of distributed protocols for different mobility and connectivity patterns. Many protocol simulators have been developed for mobile computing, performance evaluation and analysis of different simulation models applied to this domain. These simulators differ with respect to simulation performance, flexibility and the network characteristics being modeled. A common limitation of these tools is the support for simulation of high level protocols with flexible and adequate programming abstraction
 
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Publishing Date
2021-07-29
 
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