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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2001.tde-20210729-124107
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Clara Barros de Oliveira Fischer
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Título en portugués
Estudo de requisitos para um software educativo de apoio ao ensino da introdução a computação
Palabras clave en portugués
Ciência Da Computação
Resumen en portugués
Este estudo apresenta a análise de requisitos para um software educativo de apoio ao ensino da introdução à computação. O caráter multidisciplinar deste trabalho fundamenta-se na psicologia educacional construtivista e na engenharia de software. A metodologia usada baseou-se nas técnicas de análise de requisitos da engenharia de software, levando em conta as restrições funcionais derecentes paradigmas educacionais e das tecnologias computacionais. O ensino da introdução à computação pode ser beneficiado pelo uso de um software educativo de apoio ao professor, propiciando aos alunos um ambiente adequado às suas necessidades individuais, onde conceitos em aprendizagem possam ser explorados e praticados. Neste estudo é considerado o histórico do uso desta ferramenta computacional, que visa aumentar a compreensão do aluno nos elementos básicos da programação de computadores levando-o a construção de uma base mais sólida de conhecimento, que irá ter como conseqüências um melhor aproveitamento nas disciplinas seguintes e uma diminuição do número de repetências. Com base na análise levantada, este estudo apresenta uma proposta metodológica de elaboração de exercícios baseada em três fatores: os erros mais freqüentes dos iniciantes em programação, a teoria consteutivista de Piaget e os conceitos a serem aprendidos. Contudo os exercícios obtidos precisavam de um ambiente adequado à sua execução, foi então desenvolvido o protótipo de um ambiente de trabalho semi-dirigido, onde o aprendiz pode testar suas hipóteses sobre como resolver o problema, propiciando uma interação mais significativa que os atuais testes de múltipla escolha
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
This study presents a requirements analysis for software to support introductory courses in computer science. This multidisciplinary work is founded on Eduactional psychology and software engineering's requirements analysis, taking into account constraints of recent educational paradigms and computational technologies. Teaching introductory computer science can benefit from an educational software which provides students with an environment to support individual needs. An overview of computational tools can be presented, to increase understanding of basic programming elements, leading the student to build the basic learning foundation, resulting in higher performance in future disciplines and decrease of course failures. This study presents a methodology of elaborate exercises considering three factors: the most frequent mistakes made by a novice, concepts extracted from Piaget's construtivist theory and the concepts to be learned. These exercises need an appropriate environment, so a prototype of a semi-guided environment was built, where novices can test problem solving hypotheses, in a more significant interaction than with existing multiple choice test environments
 
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Fecha de Publicación
2021-07-29
 
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