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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2006.tde-20220712-121743
Document
Auteur
Nom complet
Tiago Tagliari Martinez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Titre en portugais
Recuperação automática da estrutura tri-dimensional a partir de múltiplas imagens utilizando geometria projetiva
Mots-clés en portugais
Computação Gráfica
Visão Computacional
Resumé en portugais
Ferramentas para a criação de modelos tri-dimensionais são importantes para as áreas de Computação Gráfica e Visão Computacional. Boa parte das ferramentas atuais fazem uso de equipamentos especiais, caros e difíceis de usar. O uso de imagens obtidas a partir de câmeras digitais é uma solução atrativa devido a seu baixo custo e alta flexibilidade. Uma técnica relativamente recente de visão computacional, para a reconstrução de objetos a partir de duas ou mais imagens se baseia na geometria projetiva. Este método exige o uso de ao menos duas imagens de pontos de vista diferentes. Para o caso de apenas duas imagens, conhecida como visão estéreo, a geometria epipolar descreve a relação entre as câmeras, que é representada pela matriz fundamental. Desenvolvemos um sistema para a reconstrução de objetos a partir de um conjunto de imagens. a saída do sistema é uma nuvem de pontos 3D que correspondem a pontos automaticamente selecionados e rastreados pelo método de Kanade, Lucas e Tomasi. Criamos uma biblioteca de objetos sintéticos e seqüências de imagens reais, que utilizamos para testar o sistema. Os resultados experimentais obtidos mostram que o sistema depende bastante da qualidade e quantidade dos pontos rastreados, mas em condições adeuqadas é possível gerar uma boa reconstrução. Como principais contribuições deste trabalho, podemos citar a elaboração de uma síntese dos conceitos de geometria projetiva necesários para a reconstrução de objetos a partir de uma seqüência de imagens e a implementação de código aberto de um sistema para reconstrução de objetos. Este sistema será utilizado pelo Laboratório de Tecnologias de Interação (LaTIn) do IME-USP, para o estudo de técnicas de interação em realidade virtual e estendida.
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
not available
 
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Date de Publication
2022-07-13
 
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