• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2008.tde-20220712-122919
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Eduardo Storti Lago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Título em português
Escalonamento em job shops flexíveis híbridos com máquinas multi operação: uma abordagem através de filtered beam search.
Palavras-chave em português
Otimização Combinatória
Resumo em português
A organização do sequenciamento da produção, escalonamento em ambientes industriais tem grande importância e engloba uma grande variedade de problemas e modelos. Este trabalho considera um problema particular encontrado em uma indústria química, produtora de chapas offset para empresas do ramo de periódicos (revistas e jornais), que pode ser classificado como uma variante do problema conhecido na literatura como Flexible Job Shop. Este tipo de problema apresenta maiores dificuldades do que o modelo clássico denominado Job Shop uma vez que, além do problema de sequenciamento das tarefas, se tem o problema adicional de definição das rotas pelas quais as tarefas devem 'seguir'. Uma abordagem comum para este problema é a utilização de regras de despacho, que possui vantagens como a facilidade de implementação e velocidade para geração de soluções do problema. Por outro lado, é difícil encontrar uma regra que atenda, de forma satisfatória, as variantes do problema, especialmente quando consideradas algumas particularidades existentes nas indústrias. Neste trabalho são apresentados os detalhes e resultados da implamentação de um procedimento escalonador para a variante mencionada, com o objetivo de se obter soluções superiores em comparação à obtidas através do método utilizado atualmente na indústria em que o problema foi observado. Com o uso da técnica conhecida como Filtered Beam Search e levando-se em conta características adicionais inerentes ao ambiente de interese, como o tempo de preparação das máquinas, tempo de transporte das tarefas e o fato de algumas máquinas serem capazes de realizar mais de uma operação em série, foi possível aplicar as regras de despacho, atualmente utilizadas na indústria, para a obtenção de limitantes superiores para as soluções parciais. Através desta abordagem foi possível a obtenção de escalonamentos para as ordens de produção com redução média superior a 20% sobre os resultados obtidos através das regras de despacho utilizadas.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.