• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2010.tde-20220712-125921
Document
Auteur
Nom complet
Jesús Pascual Mena Chalco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Titre en portugais
Reconstrução de faces 3D através de espaços de componentes principais
Mots-clés en portugais
Computação Gráfica
Resumé en portugais
2D (textura facial) é um tópico relevante na área de Visão Computacional, Computação Gráfica, e Reconhecimento de Padrões, que vem recebendo especial atenção da comunidade científica. Neste trabalho, apresentamos um método de fotografia facial 3D baseada em um banco de dados de expressões faciais composto por geometria e textura facial. O método proposto permite obter uma representação de geometria facial 3D dada apenas uma fotografia 2D e um conjunto de pontos característicos faciais. Os dados correspondentes à fotografia 2D sofrem uma série de transformações através de espaços de textura e geometria previamente estimados. Na etapa de treinamento, pontos característicos faciais das amostras do banco de dados e sua projeção em espaços de componentes principais são utilizados para representar o banco de dados completo, definindo uma base ortogonal de textura e outra de geometria. Na etapa de reconstrução de uma face, dada uma fotografia 2D, a textura facial, limitada por seus pontos característicos correspondentes, é utilizada para projetar a face de entrada na base de geometria obtida no treinamento. Testes considerando um banco de dados de faces 3D (especialmente criado para este trabalho), conjuntamente com a adoção de uma métrica, mostram bons resultados de reconstrução facial 3D, corroborando assim a eficiência e aplicabilidade dada a baixa complexidade espacial e temporal do método proposto. Adicionalmente à reconstrução facial, neste trabalho foram exploradas duas aplicações relacionadas à (i) transferência de expressões faciais 3D, e à (ii) caricaturização de faces 3D utilizando uma abordagem baseada em proporções de elementos faciais quando confrontadas a uma face média. Os resultados destas aplicações mostram a rápida e simples síntese de novos modelos 3D com novas expressões e novas proporções faciais exageradas, úteis para a animação facial 3D.
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.