• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2011.tde-20230727-113407
Documento
Autor
Nombre completo
Andrea Britto Mattos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Título en portugués
Animação de faces tridimensionais baseada em registro estrutural
Palabras clave en portugués
Animação (Computação Gráfica)
Percepção Da Face
Resumen en portugués
O trabalho desenvolvido consiste em um sistema de animaçao facial que utiliza modelos de pessoas reais, obtidos por um escaner 3D. O banco de dados considerado é composto por modelos exibindo diferentes expressoes faciais que sao animados a partir de duas tecnicas. Um dos metodos consiste em aplicar um processo de interpolaçao linear utilizando as diferentes malhas do escaner como poses-chaves, enquanto, na outra abordagem, geram-se novas expressoes faciais a partir de uma face no estado de neutralidade, utilizando um modelo parametrico baseado no padrao MPEG-4. Em ambos os casos, é necessario buscar correspondencias ponto-a-ponto entre malhas faciais: para o primeiro, devem ser casadas as malhas referentes as poses-chaves interpoladas, e para o segundo, énecessario adaptar a malha neutra a um modelo parametrico que ir a definir a sua deformaçao durante o processo de animaçao.
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
This work consists of a facial animation system that uses real three-dimensional models of people, acquired by a 3D scanner. The considered database is composed by models displaying different facial expressions that are animated using two techniques. One method is to apply a linear interpolation process using the scanned meshes as keyframes, while the other approach generates new facial expressions from a neutral face, using a parametric model based on the MPEG-4 animation standard. In both cases, it is necessary to define point-to-point correspondences between the facial meshes: in the first one, the interpolated meshes should be registered and, in the second, it is necessary to adapt the neutral mesh to a parametric model that will define its deformation during the animation process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.