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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2011.tde-20230727-113407
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Britto Mattos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Título em português
Animação de faces tridimensionais baseada em registro estrutural
Palavras-chave em português
Animação (Computação Gráfica)
Percepção Da Face
Resumo em português
O trabalho desenvolvido consiste em um sistema de animaçao facial que utiliza modelos de pessoas reais, obtidos por um escaner 3D. O banco de dados considerado é composto por modelos exibindo diferentes expressoes faciais que sao animados a partir de duas tecnicas. Um dos metodos consiste em aplicar um processo de interpolaçao linear utilizando as diferentes malhas do escaner como poses-chaves, enquanto, na outra abordagem, geram-se novas expressoes faciais a partir de uma face no estado de neutralidade, utilizando um modelo parametrico baseado no padrao MPEG-4. Em ambos os casos, é necessario buscar correspondencias ponto-a-ponto entre malhas faciais: para o primeiro, devem ser casadas as malhas referentes as poses-chaves interpoladas, e para o segundo, énecessario adaptar a malha neutra a um modelo parametrico que ir a definir a sua deformaçao durante o processo de animaçao.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
This work consists of a facial animation system that uses real three-dimensional models of people, acquired by a 3D scanner. The considered database is composed by models displaying different facial expressions that are animated using two techniques. One method is to apply a linear interpolation process using the scanned meshes as keyframes, while the other approach generates new facial expressions from a neutral face, using a parametric model based on the MPEG-4 animation standard. In both cases, it is necessary to define point-to-point correspondences between the facial meshes: in the first one, the interpolated meshes should be registered and, in the second, it is necessary to adapt the neutral mesh to a parametric model that will define its deformation during the animation process.
 
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Data de Publicação
2023-07-27
 
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