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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2011.tde-20230727-113407
Document
Auteur
Nom complet
Andrea Britto Mattos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
 
Titre en portugais
Animação de faces tridimensionais baseada em registro estrutural
Mots-clés en portugais
Animação (Computação Gráfica)
Percepção Da Face
Resumé en portugais
O trabalho desenvolvido consiste em um sistema de animaçao facial que utiliza modelos de pessoas reais, obtidos por um escaner 3D. O banco de dados considerado é composto por modelos exibindo diferentes expressoes faciais que sao animados a partir de duas tecnicas. Um dos metodos consiste em aplicar um processo de interpolaçao linear utilizando as diferentes malhas do escaner como poses-chaves, enquanto, na outra abordagem, geram-se novas expressoes faciais a partir de uma face no estado de neutralidade, utilizando um modelo parametrico baseado no padrao MPEG-4. Em ambos os casos, é necessario buscar correspondencias ponto-a-ponto entre malhas faciais: para o primeiro, devem ser casadas as malhas referentes as poses-chaves interpoladas, e para o segundo, énecessario adaptar a malha neutra a um modelo parametrico que ir a definir a sua deformaçao durante o processo de animaçao.
 
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
This work consists of a facial animation system that uses real three-dimensional models of people, acquired by a 3D scanner. The considered database is composed by models displaying different facial expressions that are animated using two techniques. One method is to apply a linear interpolation process using the scanned meshes as keyframes, while the other approach generates new facial expressions from a neutral face, using a parametric model based on the MPEG-4 animation standard. In both cases, it is necessary to define point-to-point correspondences between the facial meshes: in the first one, the interpolated meshes should be registered and, in the second, it is necessary to adapt the neutral mesh to a parametric model that will define its deformation during the animation process.
 
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Date de Publication
2023-07-27
 
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