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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2010.tde-20230727-113416
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando Bertolli Petroni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Título en portugués
GRMediator: uma biblioteca modular para reconhecimento de gestos
Palabras clave en portugués
Percepção De Movimento
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo o estudo e a criação de uma interface de comunicação entre dispositivo e modelo matemático que permita a livre troca de ambos sem a necessidade de re- programação do sistema. Um programa de reconhecimento de gestos que use a interface pode ser particionado em componentes intercambiáveis, denominados módulos. Um módulo de dispositivo ou de reconhecimento que respeite essa interface pode ser trocado por outro durante a execução do programa, e o reconhecimento de gestos ainda pode ser efetuado. É apresentada uma breve introdução ao tema de reconhecimento de gestos e engenharia de com- ponentes. Depois é exposta a proposta para se atingir os objetivos, e o passo-a-passo do raciocínio que levou à construção da arquitetura resultante. São mostrados os detalhes de como foram implementadas a arquitetura, o programa principal e os módulos componentes. São exibidos os testes e experimentos que validam se a arquitetura atingiu o objetivo proposto, e se houve ganho ou perda na acuidade de reconhecimento com o uso desta abordagem. O texto é encerrado com as conclusões obtidas e com uma série de possíveis próximos passos para esta pesquisa.
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
The goal in the present work is the study and creation of a communication interface between input device and mathematical model which allows the free exchange of both without the need of reprogramming the system. A gesture recognition program that uses the interface can be partitio- ned in interchangeable components, called modules. A device or model module that respects this interface can be exchanged by another during the execution of the program, and gesture recognition can still be performed. A brief introduction to gesture recognition and component engineering is presented. Afterwards, the proposition to achieve the goals and the step-by-step of the logic that generated the resulting architecture are exposed. We show the details on how were implemented the architecture, the main program and the component modules. We then present the tests and experiments that validate the architecture built this project, and whether there was gain or loss in the recognition accuracy while using this approach. The text ends with the obtained conclusions and with a series of next steps for this research.
 
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Fecha de Publicación
2023-07-27
 
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