• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2011.tde-20230727-113431
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Vivian Bravo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Título em português
Abordagens para o ensino de práticas de programação extrema
Palavras-chave em português
Desenvolvimento De Software
Métodos Ágeis
Resumo em português
Métodos ágeis de desenvolvimento de software constituem uma alternativa aos métodos tradicionais na qual se valoriza mais os aspectos humanos relacionados ao desenvolvimento de software. O ensino de práticas ágeis é fortemente baseado no uso e aplicação dessas práticas, ao invés de em exposições conceituais sobre elas. Este trabalho propõe duas maneiras de auxiliar no ensino dessas práticas. A primeira é o uso de Dojos de programação, um encontro de desenvolvedores que têm como objetivo resolver exercícios de programação. A segunda é o uso de ferramentas que forneçam feedback automatizado da maneira do usuário trabalhar com relação às práticas ágeis. Além de apresentar em detalhes estas duas soluções, apresentamos também uma validação destas técnicas como abordagens para o ensino de práticas ágeis.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
Agile methods for software development represent an alternative to traditional methods in which human aspects of software development are given special attention. The teaching of agile practices is strongly based in the use and application of such practices, as opposed to theoretical exposures on the subject. This work proposes two approaches to help in teaching agile practices. The rst one is the use of coding Dojos, a meeting where developers solve programming challenges together. The second approach is the use of tools that give automated feedback on the user's actions in regard to agile practices. Besides describing in details these two approaches, we also report on studies to validate them as tools for teaching agile practices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.