• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2011.tde-20230727-113431
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Vivian Bravo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Título en portugués
Abordagens para o ensino de práticas de programação extrema
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento De Software
Métodos Ágeis
Resumen en portugués
Métodos ágeis de desenvolvimento de software constituem uma alternativa aos métodos tradicionais na qual se valoriza mais os aspectos humanos relacionados ao desenvolvimento de software. O ensino de práticas ágeis é fortemente baseado no uso e aplicação dessas práticas, ao invés de em exposições conceituais sobre elas. Este trabalho propõe duas maneiras de auxiliar no ensino dessas práticas. A primeira é o uso de Dojos de programação, um encontro de desenvolvedores que têm como objetivo resolver exercícios de programação. A segunda é o uso de ferramentas que forneçam feedback automatizado da maneira do usuário trabalhar com relação às práticas ágeis. Além de apresentar em detalhes estas duas soluções, apresentamos também uma validação destas técnicas como abordagens para o ensino de práticas ágeis.
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
Agile methods for software development represent an alternative to traditional methods in which human aspects of software development are given special attention. The teaching of agile practices is strongly based in the use and application of such practices, as opposed to theoretical exposures on the subject. This work proposes two approaches to help in teaching agile practices. The rst one is the use of coding Dojos, a meeting where developers solve programming challenges together. The second approach is the use of tools that give automated feedback on the user's actions in regard to agile practices. Besides describing in details these two approaches, we also report on studies to validate them as tools for teaching agile practices.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.