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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2016.tde-20230727-113448
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Alves Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Título em português
iMPaCTS: um modelo de colaboração para aprendizagem por pares
Palavras-chave em português
Ambiente Colaborativo
Aprendizagem
Métodos Ágeis
Plataforma Digital
Resumo em português
A modalidade de Educação a Distância (EAD), sob a perspectiva de ampliação e democratização da educação, vem sendo cada vez mais adotada pelas instituições de ensino. Apesar disso, essa modalidade de ensino enfrenta diversos problemas, sendo as altas taxas de evasão um dos mais desaantes. Dentre as principais causas de desistência, apontadas pelos estudantes, encontra-se a diculdade de adaptação à rotina de estudos individuais. Desse modo, é relevante fornecer novas estratégias que possam contribuir com melhorias no processo de aprendizagem em cursos na moda- lidade de ensino a distância, visando diminuir essa diculdade de adaptação dos aprendizes à rotina de estudos na EAD. Para tanto, pretende-se denir um modelo de colaboração para aprendizagem por pares baseado na avaliação complementar de habilidades cognitivas e na adoção de uma abordagem ágil para apoiar o processo de ensino em cursos apoiados pela World Wide Web (Web). Para a denição do modelo pretende-se adotar os seguintes passos: (i) adaptação de um método ágil para o processo de ensino e aprendizagem na Web|(ii) denição de uma técnica diagnóstica para avaliação de conhecimentos e habilidades dos aprendizes|(iii) denição de uma estratégia para formação de pares utilizando uma abordagem de conhecimentos complementares|(iv) denição de critérios de avaliação por pares. Para avaliação do modelo a ser proposto foi desenvolvido um protótipo para analisar a viabilidade do modelo por meio da realização de experimentos em situações reais de ensino. O objetivo desse estudo é possibilitar melhorias no processo de adaptação dos aprendizes à rotina de estudos em ambientes EAD pela colaboração proporcionada pelo modelo. Essa melhora será avaliada continuamente por meio de critérios estabelecidos a partir do diagnóstico inicial.
Título em inglês
iMPaCTS: a collaborative model for peer learning
Resumo em inglês
The mode of Distance Education (EAD) under the expansion and democratization of education perspective , is being increasingly adopted by educational institutions. Nevertheless, this type of education is facing many problems, being the high dropout rates the most challenging problem. Among the main causes of dropout noted by students, there is the diculty of adapting to individual routine studies. Thus, it is important to provide new strategies that can contribute to improvements in the learning process in courses in the form of distance learning in order to reduce the diculty of adaptation of learners to routine studies in distance education. Therefore, it is intended to dene a collaborative model for peer learning based on further evaluation of cognitive skills and the adoption of a agile approach to support the teaching process in courses supported by World Wide Web (Web). For the model denition is intended to take the following steps: (I) adaptation of a agile method for teaching and learning on the Web|(Ii) denition of a diagnostic technique for evaluating knowledge and skills apprentices|(Iii) dening a strategy for pair formation using an approach of complementary knowledge|(Iv) denition of criteriapeer review. With the objective of evaluate the model being proposed was developed a prototype to analyze the feasibility of the model through the implementation of experiments in actual teaching situations. The aim of this study is to enable improvements in the process of adaptation of learners to routine studies in distance learning environments through the collaboration provided by the model. This improvement will be continuously assessed using established criteria from initial diagnosis.
 
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Data de Publicação
2023-07-27
 
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