• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2008.tde-20230727-113659
Documento
Autor
Nome completo
Reginaldo do Prado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Título em português
IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
Palavras-chave em português
Gráficos
Softwares
Resumo em português
A Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se in- tegrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a interação com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados. A Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se integrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a intera- ção com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
Distance Learning has experienced an intensive growth in the last years and the use of Learning Management Systems (LMS) has followed this pattem. This fact generates a demand for tools (software components) that integrates itself to LMS 's making easier - by the teacher's point of view - the creation, management and distribution of instructional content by web and - by the learner point of view - the inter- action with activities without have to look for complementary resources out ofyour course manager environment. ln this work we present the iGraf - Interactive Graphics on Internet, a mathematic function graphic visualizer which can be integrated to course management systems by web. Among the main resources developed we point out the animation and the edition sys- tems that allows the user interaction with the graphic plotting|the implementation of rou- tines related to Differential and Integral Calculus study|the script system that allow teacher analyze the steps that get pupil to some result in the solution of an assignment|the commu- nication engine that allows pupil send your results to a server for teacher analysis and the automatic evaluation system that gives immediate feedback to student about your results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PradoReginaldoDo.pdf (4.40 Mbytes)
Data de Publicação
2023-07-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.