• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.45.2011.tde-21072011-134559
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Roberto de Araújo França Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Melo, Ana Cristina Vieira de (Presidente)
Martins, Eliane
Reverbel, Francisco Carlos da Rocha
Título em português
Validação de padrões de web services transacionais
Palavras-chave em português
Confiabilidade
SOA
Testes
Web Services
Resumo em português
A velocidade das mudanças e a necessidade de informações disponíveis em vários meios têm feito com que os sistemas atuais se integrem cada vez mais. Neste cenário, arquiteturas orientadas a serviços e Web Services ganham evidência. Por utilizarem padrões já bem difundidos, por exemplo XML (extended markup language), Web Services se destacam pela interoperabilidade e dinamismo, disponibilizados através da Internet e utilizado em ambientes heterogêneos. Contudo, isso afeta significativamente atributos não funcionais, por exemplo, confiabilidade, disponibilidade, entre outros. Para Web Services, além de todos os problemas existentes no paradigma de programação distribuída, temos ainda o problema de que erros em um determinado serviço não devem ser propagados para os demais. Dentre as diversas formas de se contornar o problema, existe a definição de padrões transacionais que visam delinear regras específicas para a comunicação entre os serviços. O objetivo do trabalho é identificar casos de testes que permitam validar a adequação, tanto do serviço quanto da aplicação de padrões definidos, de modo a garantir uma maior confiabilidade do sistema como um todo. Para isso, é avaliada a aplicabilidade de técnicas de perturbação e mutação de dados com relação ao padrão estabelecido. Como resultado, obtém-se um subconjunto das técnicas que possuem potencial de identificação de falhas nesse cenário.
Título em inglês
Transactional web service pattern validation
Palavras-chave em inglês
Reliability
SOA
Testing
Web Service
Resumo em inglês
Software technology has become essential since it is available in most places. Powered by Internet, nowadays, information quickly flows throw systems. Web Services provide a standard way to meet these objectives, as they use common communication pattern like XML and HTTP. The use of Web Services brings many benefits. On the other hand, it also brings some issues about reliability, availability and other non functional problems. Transactional patterns are an alternative to outline such problems. This study aims to find an effective way to certificate the correct use of those patterns by applying perturbation and mutation testing techniques. As work result, it is expected to determine which of techniques are applicable.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-11-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.