• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.45.2014.tde-25102014-095511
Document
Auteur
Nom complet
Filipe Morgado Simões de Campos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Morimoto, Carlos Hitoshi (Président)
Marques, Fátima de Lourdes dos Santos Nunes
Walter, Marcelo
Titre en portugais
Espelho virtual interativo para simulação de maquiagem
Mots-clés en portugais
interação humano computador
processamento de imagens
simulação de maquiagem
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um espelho virtual interativo para simulação de maquiagem com a intenção de melhorar a experiência do usuário durante a experimentação de produtos de maquiagem, tornando essa tarefa mais rápida (aplicação e remoção da maquiagem simulada ocorre de forma instantânea) e barata (sem gasto de produtos). A interação com o simulador foi baseada na metáfora de um espelho. A interface do sistema permite a escolha da maquiagem e sua livre aplicação sobre a imagem da própria pessoa. O sistema renderiza em tempo real o vídeo resultante da simulação exibido no espelho sem a necessidade de marcas fiduciais na face ou a criação de um modelo 3D da face antes do uso do sistema. A interface proposta é composta por um monitor sensível a toque e uma câmera RGBD. A câmera RGBD facilita o rastreamento de características faciais do usuário e fornece a imagem a ser utilizada no espelho virtual. A interação ocorre por meio do toque no monitor, permitindo que o usuário escolha a maquiagem e também faça sua aplicação. A simulação da maquiagem considera produtos comuns que modificam propriedades da superfície da pele como cor e textura, sob condições controladas de iluminação. O método permite a livre aplicação de tipos diferentes de maquiagem (base, batom e sombra) em qualquer área do rosto de forma independente (flexibilidade), não necessita de equipamentos especiais e pode ser computado em tempo real. Para isso, a imagem é decomposta em camadas de cor e textura que podem ser tratadas independentemente, por meio de filtros e transformações no espaço de cor. Um protótipo em tempo real foi desenvolvido utilizando um Microsoft Kinect, que demonstra a viabilidade do método.
Titre en anglais
Interactive virtual mirror for makeup simulation
Mots-clés en anglais
human computer interaction
image processing
makeup simulation
Resumé en anglais
The objective of this thesis is to develop an interactive virtual mirror for makeup simulation to improve user experience when trying dierent makeup products. The interaction with the simulator was based on the metaphor of a mirror. The system interface allows the user to choose and to apply makeup over its own image. The system renders the video displayed in the mirror in real time without the need of fiducial markers on the user's face or the creation of a 3D face model before the use of the system. The proposed interface consists of a touch-sensitive monitor and a RGBD camera. The latter makes the tracking of facial features easier and also provides the image used in the virtual mirror and the former allows the interaction with the system that is touch based. Under controlled lighting conditions, the makeup simulation considers common products that modify skin texture and color. Our method allows the application of different makeup products (foundation, lipstick, eyeshadow) independently and in any face location (flexibility), do not require special equipment and can be computed in real time. The simulation algorithm decomposes the image into layers of color and texture that can be treated independently by filters and color space transformations. A prototype that runs in real time has been developed using a Microsoft Kinect, which demonstrates the feasibility of the method.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
disscorrfmsc.pdf (79.78 Mbytes)
Date de Publication
2014-10-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.