• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2018.tde-01032018-145122
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Ribeiro Busatta Barberino
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Magalhaes, Marcos Nascimento (Président)
Silva, Claudia Borim da
Silveira, Maria Helena
Titre en portugais
Ensino de estatística através de projetos
Mots-clés en portugais
Ensino
Ensino médio
Escola pública
Estatística
Paulo Freire
Projeto
Vygotsky
Resumé en portugais
A presente dissertação discute o uso da metodologia de projetos para o ensino de Estatística em uma escola pública do estado de São Paulo. Baseados na pedagogia freiriana, na psicologia histórica-social de Vygotsky e a partir de estudos sobre o letramento estatístico e uso de projetos no ensino, elaboramos uma proposta de ensino-aprendizagem para ser desenvolvida com alunos do último ano do Ensino Médio. A proposta busca oferecer ao educando um contato direto e contextualizado com a análise estatística, uma vez que ele estuda uma situação de seu interesse, obtendo e analisando informações sobre o tema escolhido. O estudo dos conceitos estatísticos previstos para esta série ocorre simultaneamente com o desenvolvimento do projeto dos estudantes. O contato direto com os dados auxilia o efetivo aprendizado dos conceitos estatísticos, além de permitir uma melhor reflexão sobre o uso das pesquisas estatísticas. Desse modo, busca-se a construção de um estudante crítico que entenda as informações em seu cotidiano.
Titre en anglais
Teaching statistics through projects
Mots-clés en anglais
High school
Paulo Freire
Project
Statistics
Teaching
Vygotsky
Resumé en anglais
This dissertation discusses the use of the project methodology for teaching statistics in a public school located in São Paulo State. Based on Freire's pedagogy, on historical-social Vygotsky's psychology, on studies about statistical literacy and on the use of projects in education, a teaching-learning proposal was developed to be applied on classes of senior high school students. The proposal allows the student contact with statistical analysis, once the student chooses a situation of his interest, obtaining and analyzing information concerning the subject. The study of statistical concepts occurs simultaneously with the students research project. The direct contact with the data helps the effective learning and provides a better reflection on the use of statistical concepts. Therefore, this proposal seeks to construct a critical student who is able to understand the information in his daily life.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-04-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.