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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-09082019-152155
Documento
Autor
Nome completo
Ramon Dantas da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Cerri, Cristina (Presidente)
Fagundes, Pedro Luiz
Kassama, Paola Andrea Gaviria
Título em português
Análise de questões do novo ENEM relativas à proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo
Palavras-chave em português
Análise de Conteúdo
ENEM
Matemática
Proporcionalidade
Resumo em português
Essa dissertação é o resultado da análise de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente o mais importante exame de seleção do ensino superior no país. O objetivo desta dissertação é fazer um tratamento quantitativo e qualitativo das questões de provas do ENEM relacionadas ao conceito de proporcionalidade. As questões das provas de 2009 a 2018 foram analisadas e estruturadas em unidades, subunidades e categorias com base na metodologia Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. A escolha do tema proporcionalidade se justifica por ser considerado uma das ideias fundamentais da Matemática e presente em situações do cotidiano e em aplicações em outras áreas. Documentos curriculares brasileiros, tais quais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo do Estado de São Paulo, destacam a importância de se tratar o conceito no ensino básico. O tema está também presente na Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Além disso, a escolha foi motivada também pelos indícios de ser um conceito bastante presente nas provas. Esperamos, com os resultados apresentados nessa dissertação, contribuir para pesquisas na área.
Título em inglês
Analysis of questions of the new ENEM concerning proportionality using the methodology Content Analysis
Palavras-chave em inglês
Content Analysis
ENEM
Mathematics
Proportionality
Resumo em inglês
This dissertation is the result of the analysis of questions of the National High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM), currently the most important selection exam for higher education in the country. The objective of this dissertation is to make a quantitative and qualitative treatment of ENEM questions related to the concept of proportionality. Test questions from 2009 to 2018 were analyzed and structured in units, sub-units and categories based on the Content Analysis methodology of Laurance Bardin. The choice of subject proportionality is justified by being considered one of the fundamental ideas of Mathematics and present in everyday situations and in applications in other areas. Brazilian curricular documents, such as National Curricular Parameters (Parâmetro Curricular Nacional - PCN), National Curricular Common Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), Curriculum of the São Paulo state, highlight the importance of addressing the concept in basic education. The theme is also present in the Reference Matrix of Mathematics and its Tecnologies of ENEM. In addition, the choice was also motivated by the evidence of being a fairly present concept in the tests. With the results presented in this dissertation we hope to contribute for research in the area.
 
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dissertacao.pdf (3.78 Mbytes)
Data de Publicação
2019-08-15
 
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