• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2018.tde-14112017-150631
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana de Souza Bomfim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
Santos, Vinicio de Macedo
Título em português
História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra
Palavras-chave em português
Aprendizagem significativa
Atitude
Cinema
Contexto
Criptografia
História da Matemática
Resumo em português
O presente trabalho descreve uma proposta de aprendizagem significativa e contextualizada social e culturalmente na introdução do ensino de Álgebra por meio da utilização do filme Jogo da Imitação (2014), que traz elementos da História da Matemática, em especial da História da Criptografia. A proposta descrita apresenta o cinema como organizador prévio para as aulas de Matemática, em particular de Álgebra, com a finalidade de promover aprendizagem significativa, no sentido de Ausubel, Novak e Hanesian (1980). O trabalho também traz a descrição de atividades nas quais há um uso intencional da História da Matemática na construção do conhecimento para a formação do cidadão criativo, crítico, responsável e participativo, envolvendo professores de matemática e alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular da cidade de São Paulo. O trabalho também descreve a concepção de ensino dessa escola, em que as atividades foram realizadas, a fim de dar a elas o devido contexto.
Título em inglês
History of mathematics and cinema: the case of cryptography in the introduction of algebra teaching
Palavras-chave em inglês
Attitude
Context
Cryptography
History of mathematics
Meaningful learning
Movie theater
Resumo em inglês
The present work describes a meaningful, socially and culturally contextualized learning approach in the introduction of Algebra teaching through the use of the movie The Imitation Game (2014), which brings elements of the History of Mathematics, especially the History of Cryptography. The proposal described presents the cinema as a previous organizer for Mathematics classes, in particular Algebra, with the purpose of promoting meaningful learning, in the sense of Ausubel, Novak and Hanesian (1980). The paper also describes activities in which there is an intentional use of the History of Mathematics in the construction of knowledge for the formation of a creative, critical, responsible and participative citizen, involving mathematics teachers and Elementary School students from a private school in Sao Paulo City. The paper also describes the conception of teaching of this school, in which the activities were carried out, in order to give them the due context.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.