• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-06022020-180533
Documento
Autor
Nombre completo
Kazue Matsushima
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1992
Director
Tribunal
Forghieri, Yolanda Cintrao (Presidente)
Byington, Carlos Amadeu Botelho
Rodrigues, Sergio de Almeida
Valle, Elizabeth Ranier Martins do
Vieira, Raymundo Manno
Título en portugués
Perspectiva arquetípica e holística em educação ambiental: fundamento, vivência e prática
Palabras clave en portugués
Arquétipos
ecologia
Educação ambiental
Resumen en portugués
Partindo da teoria da existência, da tendência humana a cisão das partes com dificuldade de reintegração a unidade em função dos motivos arcaicos usados nesta recondução, constata existir estreita relação entre os problemas humanos e os distúrbios causados a natureza. Considera que em torno dessas tendências reside a questão fundamental do homem moderno e, portanto, da civilização e do ambiente. Procura compreender essas questões, que se revelam no decorrer da pratica de ensino da educação ambiental e que conduz a formulação de uma visão de mundo e de educação ambiental de caráter arquetípico e holístico. Elabora sistema de trabalho teórico-filosófico e pratico-vivencial de educação ambiental composto por tarefa preliminar (criação de ambientes e relacionamentos assentados na confiança e não no autoritarismo e poder) e 4 dinâmicas de trabalho: compreensão de dados básicos de ecologia e formulação de uma concepção de educação ambiental; atividades de aquecimento e percepção sensorial, corporal e ambiental; atividades de conhecimento, expressão e transformação do meio; trabalhos individuais, depoimentos e sínteses das ideias essenciais vivenciadas ou apreendidas. Conclui que a finalidade desse trabalho e tocar e inocular a compreensão e a possibilidade de reprodução da ideia a ele subjacente, como inicio de um processo que se desenvolvera por toda a existência
Título en inglés
not informed
Palabras clave en inglés
not informed
Resumen en inglés
not informed
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
kazue_1992.pdf (55.86 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-02-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.