• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-06022020-180533
Documento
Autor
Nome completo
Kazue Matsushima
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Forghieri, Yolanda Cintrao (Presidente)
Byington, Carlos Amadeu Botelho
Rodrigues, Sergio de Almeida
Valle, Elizabeth Ranier Martins do
Vieira, Raymundo Manno
Título em português
Perspectiva arquetípica e holística em educação ambiental: fundamento, vivência e prática
Palavras-chave em português
Arquétipos
ecologia
Educação ambiental
Resumo em português
Partindo da teoria da existência, da tendência humana a cisão das partes com dificuldade de reintegração a unidade em função dos motivos arcaicos usados nesta recondução, constata existir estreita relação entre os problemas humanos e os distúrbios causados a natureza. Considera que em torno dessas tendências reside a questão fundamental do homem moderno e, portanto, da civilização e do ambiente. Procura compreender essas questões, que se revelam no decorrer da pratica de ensino da educação ambiental e que conduz a formulação de uma visão de mundo e de educação ambiental de caráter arquetípico e holístico. Elabora sistema de trabalho teórico-filosófico e pratico-vivencial de educação ambiental composto por tarefa preliminar (criação de ambientes e relacionamentos assentados na confiança e não no autoritarismo e poder) e 4 dinâmicas de trabalho: compreensão de dados básicos de ecologia e formulação de uma concepção de educação ambiental; atividades de aquecimento e percepção sensorial, corporal e ambiental; atividades de conhecimento, expressão e transformação do meio; trabalhos individuais, depoimentos e sínteses das ideias essenciais vivenciadas ou apreendidas. Conclui que a finalidade desse trabalho e tocar e inocular a compreensão e a possibilidade de reprodução da ideia a ele subjacente, como inicio de um processo que se desenvolvera por toda a existência
Título em inglês
not informed
Palavras-chave em inglês
not informed
Resumo em inglês
not informed
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
kazue_1992.pdf (55.86 Mbytes)
Data de Publicação
2020-02-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.