• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-06032015-160429
Documento
Autor
Nombre completo
Joseilde Maria Teles
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de (Presidente)
Leme, Maria Isabel da Silva
Taille, Elizabeth Harkot de La
Título en portugués
O valor de aprender inglês: construção de valores por adultos estudantes de língua inglesa sob a ótica Piagetiana
Palabras clave en portugués
Afetividade
Construção de valores
Jean Piaget
Língua inglesa
Resumen en portugués
O objetivo da presente pesquisa é investigar as relações entre construção de valores e aprendizagem de língua inglesa. Nossa sociedade nos faz crer que é muito importante aprender e falar fluentemente uma língua estrangeira, especialmente a língua inglesa. Aprender uma língua é altamente benéfico em termos acadêmicos, profissionais, pessoais e cognitivos, na medida em que potencializa, por exemplo, a percepção cultural e as habilidades linguísticas de uma pessoa. Porém, os interesses dos estudantes parecem ser majoritariamente influenciados por motivações extrínsecas, já que muitos deles acreditam que é importante aprender inglês para competir no mercado de trabalho. Não sendo necessariamente ruim, o impacto dessa perspectiva deveria ser discutida em termos de como os estudantes coordenam aprendizado de língua estrangeira, interesses pessoais e, consequentemente, valores. Sabe-se que motivações mais extrínsecas tendem a buscar recompensas externas e resultados rápidos, enquanto o aprendizado de uma língua é uma construção pessoal, reflexiva e complexa. Piaget (1954) demonstrou que o interesse é o combustível para a construção do conhecimento. Sem interesse, o aprendiz não se esforça para resolver uma situação. De acordo com Piaget (1954), o interesse tem uma função regulatória na construção do conhecimento, aumentando ou diminuindo a quantidade de energia aplicada na interação com um objeto de conhecimento. Como alguns objetos são mais interessantes que outros, o aprendiz os coordena, construindo uma hierarquia pessoal de valores. Considerando a teoria de Piaget nosso principal universo de referência, o presente estudo tem por objetivo contribuir para o trabalho de educadores e psicólogos. A primeira parte da pesquisa consiste numa revisão bibliográfica sobre a teoria piagetiana da afetividade, sobre motivação e sobre aprendizado de línguas. A segunda parte traz os resultados de vinte entrevistas nos moldes da Entrevista Clínica Piagetiana sobre os valores atribuídos à língua estrangeira pelos alunos, relacionados à motivação, experiências, emoções, prática e metas
Título en inglés
The value of learning English: values construction by adult English learners according to Piaget's theory
Palabras clave en inglés
Affectivity
English language
Jean Piaget
Values construction
Resumen en inglés
The aim of this research is to investigate the relations between values construction and English language learning. Our society makes us believe it is very important to learn and speak fluently another language, specially English. Learning another language is highly beneficial academically, professionally, personally, and cognitively, as it enhances, for example, cultural awareness and language skills. However, students interests seem to have been influenced mostly by extrinsic motivation, since many of them believe it is important to learn English in order to meet the market demand. Not being necessarily bad, the impact of this perspective should be discussed in terms of how these learners coordinate foreign language learning, personal interests and, consequently, values. It is known that more extrinsic motivation tends to focus on external reward, fast and practical results, while learning another language involves a complex, personal and reflexive knowledge construction. Piaget (1954) has shown that interest is the fuel of knowledge construction. Without interest, the learner would never make effort to make sense out of the experience. According to Piaget (1954), interest has a regulatory function, increasing or decreasing the amount of energy used in the interaction with an object of knowledge. Some objects may be more interesting than others and the learner coordinates them, constructing a hierarchy of personal values. Taking the theory of Piaget as our main universe of reference, the present study aims to contribute with the work of educators and psychologists. The first part of the research displays a bibliographical review on affectivity in Piagetian theory, on motivation, and also on language learning. The second part presents the results of twenty interviews similar to Piagetian Clinical Interviews about values which students attribute to the foreign language, connected to their motivation, emotion, experiences, practice and goals
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
teles_corrigida.pdf (776.07 Kbytes)
Fecha de Publicación
2015-03-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.