• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2018.tde-07122018-183127
Documento
Autor
Nombre completo
Jose Leon Crochick
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1990
Director
Tribunal
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt (Presidente)
Almeida, Fernando José de
Macedo, Lino de
Matos, Olgaria Chain Feres
Patto, Maria Helena Souza
Título en portugués
O Ajustamento do pensamento em uma sociedade de alto desenvolvimento tecnológico: o computador no ensino
Palabras clave en portugués
Computador no ensino
Psicologia educacional
Tecnologia educacional
Resumen en portugués
O objetivo do presente estudo foi o de analisar as propostas de uso do computador no ensino, tendo como referencial as reflexões de alguns pensadores da Escola de Frankfurt sobre a cultura e a razão. Na análise dessas propostas foram localizadas duas perspectivas: a técnico-científica, que se caracteriza pela ênfase na técnica com vistas ao aperfeiçoamento da educação e a histórico-social, que vê a tecnologia educacional como instrumental importante para se criar uma sociedade mais justa. Em ambas, a ideologia da racionalidade tecnológica está presente. Nessas propostas foram encontradas, também, duas tendências. Em uma delas, propõem-se a transmissão de conteúdos formalizados, na outra, a aquisição do pensamento formal. Ambas são complementares e limitadas pelas características lógicas do computador. Essas duas tendências podem ser caracterizadas dentro do positivismo Comteano. O desvinculamento do conhecimento das condições em que é criado, o culto à regularidade das leis da natureza e da lógica-formal, a neutralidade axiológica e a consequente uniformidade do tratamento a diversos conteúdos, afirmam a realidade constituída, negando as possibilidades de sua transformação. Desta forma, as propostas do uso do computador no ensino indicam a presença da ideologia da racionalidade tecnológica na educação e com isso, favorecem uma consciência que não percebe contradições sociais, o que consequentemente auxilia na perpetuação da atual organização social
Título en inglés
The adjustment of thought in a high developed technological society: computer in school
Palabras clave en inglés
Computer
Educational psychology
Educational technology
Resumen en inglés
The purpose of this study was to analyze some proposals of computer use in the school based on reflection of some philosophers of the Frankfurt School about culture and reason. In that analysis we found two perspectives: the technical-scientifical which is characterized by an emphasis in technique and in the proposal of improving what the school is doing. On the other side, the social-historical perspective views the Educational Technology as an important instrumental for social changes that creates a more just society. In both perspectives, the technological rationality ideology is present. In those proposals we localized, too, two trends. In one, the transmition of formalizedes contents is proposed; in the other, the development of formalized thought. Both are complementaries and limitedes by the computer logical characteristics. The Comte's Positivism characteristics are present in both trends. The dissociation between knowledge and the condition in which it is created, the cult of regularity of the laws of nature and of the formal logic, the axiological neutralism and the consequent uniformity working with several contents, assert the relity, denying the possibility of its transformation. In this way, the proposals of cornputer use in school indicate the presence of technological racionality ideology in education and thereby favour one consciousness that doesn't perceive the social contradictiones and consequently help in the perpetuation of the present social organization
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
crochik1990v1_do.pdf (13.08 Mbytes)
crochik1990v2_do.pdf (10.84 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-12-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.