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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.1976.tde-09022011-084236
Documento
Autor
Nome completo
Nadia Maria Dourado Rocha
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1976
Orientador
Banca examinadora
Witter, Geraldina Porto (Presidente)
Manzolli, Maria Cecilia
Schvartz, Melany
Título em português
DESEMPENHO VERBAL DE PRE-ESCOLARES: EMISSAO E "TATO"FACE A FIGURAS
Palavras-chave em português
Comunicãção verbal
Conjunto Peabody de desenvolvimento da linguagem
Percepção Tátil
Pré-escolares
Resumo em português
Este trabalho teve dois objetivos : verificar se a emissão de Tatos face a figuras variava segundo a dimensão cor, e estudar o vocabulário do pré-escolar.Para tal, trabalhou-se com 48 sujeitos, de quatro,cinco e seis anos. Em cada faixa etária havia dois sub-grupos, igualmente constituídos, quanto ao sexo e número de sujeitos, sendo a única diferença a ordem de apresentação do material colorido e preto-branco. o material consistiu de dois tipos de figuras: pranchas do PLDK -nível P (três séries), apresentadas coloridas e preto-branco e uma gravura. As crianças foram testadas individualmente em duas sessões. Os resultados indicam que: no PLDK nível P - a) de modo geral, não houve diferença de desempenho face as pranchas preto-branco e coloridas; b) houve várias correlações significantes entre cada série e o total, embora poucas inter-séries; c)quanto a seqüência de apresentação, apenas o grupo de quatro nos revelou ganho na seqüência preto-branco considerando a variável idade, de forma geral os mais novos tiveram desempenho inferior ao dos mais velhos. Na gravura: apenas o grupo de seis anos diferiu dos outros qrupos, não havendo diferença entre os sexos. Na comparação PLDK nível P e gravura, não foi encontrada nenhuma correlação significante. Tendo em vista a extensão da amostra, bem como a pouca informação científica sobre o desempenho no PLDK nível P, especialmente no Brasil, foi sugerida a realização de outras pesquisas.
Palavras-chave em inglês
Peabody language development kit
Preschool students
Tactual perception
Verbal communication
Resumo em inglês
The purposes of the present study were to investigate the influence of the dimension co1our in the emission of Tacts, face to pictures, and the vocabulary of preschool children. A group of forty-eight children of four, five, and six years old were the subjects during the research. In each age group the subjects were usually divided into two groups, the only difference being the order of presentation of coloured or black-white picture cards. The results in the PLDK indicate that : a)there were no significant differences in the performance , as a whole , face to colored or black-white cards ;. b) there were various significant correlations between achievement in each serie and the whole performance o The inter-series correlations however , were weak; c) further to the sequence of presentation , the results indicate that only the four years old group revealed better performance when the coloured set was presented showing the black-white one; d) regarding the sex variable, only once there was a difference between boys and girls e)considering the age variable, the younger children achieved a lower score than the older ones. The results collected after the presentation of the printed picture showed that the six years old group presented higher score when compared to the younger groups. The latter ones presented no differences among themselves. Considerering the variable sex, no difference was found. The scores particularly achieved by the presentation of the cards and printed picture were also compared and no significant correlation was found. Taking into consideration of the sample and lack of scientific information about performance in the PLDK Level P, mainly in Brazil, further research on the subject is suggested.
 
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rocha_me.pdf (5.64 Mbytes)
Data de Publicação
2011-02-09
 
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