• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.47.2011.tde-09092011-152805
Documento
Autor
Nombre completo
Emi Koide
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Carone, Iray (Presidente)
Loffredo, Ana Maria
Schmidt, Maria Luisa Sandoval
Silva, Márcio Orlando Seligmann
Xavier, Ismail Norberto
Título en portugués
Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker
Palabras clave en portugués
Cinema
Educação
Imagem
Memória
Teoria crítica
Resumen en portugués
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da história, impondo uma espécie depadronização das experiências, examinou-se como uma outra produção cinematográfica pode servircomo meio de um aprendizado crítico frente às mudanças da percepção humana com o advento denovas tecnologias, tal como apresentado por Benjamin no ensaio A obra de arte na era dareprodutibilidade técnica. A partir da interpretação do ensaio de Benjamin por Miriam Hansen, tratousede refletir sobre o conceito de mimese desdobrado em jogo e semelhança que propicia aoaparato cinematográfico a possibilidade de emancipação de uma repetição infernal e perversa,regulando uma nova relação entre ser humano e máquina voltada para a criação não destrutiva ecrítica. Através da produção fílmica de Chris Marker, deparou-se com um cinema em que a montageme a organização da sintaxe fílmica podem criar novas constelações de sentido e abrir brechas para umapossível perlaboração da memória, pois a imagem em conjunção com o texto incita a reflexão sobre ahistória e sobre a própria imagem. Na análise de filmes, fotografias e textos de Marker, procurou-secompreender o modo de articulação de imagem e som em seus trabalhos, levando em conta asconsiderações de Benjamin sobre o cinema e sobre a história.!No cinema de Marker, o trabalho é o dejustamente converter o cinema em antídoto contra a dominação, fazendo com que o aparato se voltecontra a ilusão falseadora, denunciando os próprios modos de produção de imagens e da história. Suamontagem se realiza através de uma mimese da memória criativa um agenciamento de imagens esons que cria conjunções dialéticas, que desperta para o que foi esquecido e provoca a reflexão.
Título en inglés
For another cinema Memory Game in Chris Marker
Palabras clave en inglés
Critical theory
Education
Imagery
Memory
Motion pictures (entertainment)
Resumen en inglés
This thesis is a critical treatment of images and their relationship to memory and incontemporary social history, specifically the influence of the mass media where audiovisual media aredominant in industrial culture. Mainstream audiovisual production creates consensus of memoriesand accepted history by imposing standardization of experience, in contrast this thesis focuses on ananalysis of a different practice within cinematography which, through developing critical reflection,highlights how human perception has changed due to the adoption and influence of new technologies:ideas put forward by Benjamin in his essay The Work of Art in the Age of Its Technical Reproducibility. Miriam Hansens interpretation of mimicry, developed by play and similarity, is astarting point for this thesis. Herein it is proposed that cinema has the ability to free itself from endlessand perverse repetition, establishing between humans and technology a new relationship that is criticaland non-destructive. By investigating the syntax in Chris Marker films, which consider history andimages, this thesis aims at a possible working-through process as to how cinema could enablememory. Benjamins writings about cinema and history are explored by analysing Markers films,photographs and texts; understanding is sought through the manner of his articulation of image andsound. In Markers films, the purpose is to fairly convert the cinema into an antidote againstrepression, by turning his cameras on the illusions and denouncing those same production methodsused to make false images and history. The montage of his images mimics a creative memory, anarrangement of sounds and images that create dialectic connections; his work awakens what had beenforgotten and provokes reflection.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
koda_do.pdf (1.84 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-09-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.