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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2006.tde-16102006-105116
Documento
Autor
Nome completo
Heloisa Maria Heradão Rogone
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Souza, Audrey Setton Lopes de (Presidente)
Crochik, Jose Leon
Gueller, Adela Judith Stoppel de
Macedo, Lino de
Rosa, Abílio da Costa
Título em português
Psicanálise e cidadania: correndo riscos e tecendo laços
Palavras-chave em português
Clínica ampliada
Psicanálise da criança
Psicanálise de grupo
Psicanálise-instituições
Resumo em português
Este trabalho apresenta um relato e uma reflexão sobre uma clínica psicanalítica realizada fora do setting analítico tradicional, em uma instituição pública da Assistência Social. Esta prática clínica vem sendo desenvolvida em um projeto municipal de apoio sócio educativo aberto, destinado a atender crianças e adolescentes consideradas, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em situação de risco pessoal e social por estarem expostas a situações de riscos com conseqüências prejudiciais ao seu pleno desenvolvimento em múltiplas dimensões. Nesta instituição são realizados grupos-oficina com as crianças possibilitando um espaço de escuta analítica para a expressão do modo como estas incluem o significante situação de risco, em suas existências particulares. Parte-se da hipótese de que este significante, por ser um imperativo social, produz um efeito de “aprisionamento" em uma única forma de subjetivação, impedindo-as de uma singularização da subjetividade. O objetivo do presente trabalho é, a partir desta prática, delinear uma clínica psicanalítica ampliada no referencial lacaniano da teoria dos quatros discursos. Os grupos-oficina, compreendidos como uma estrutura discursiva, visam possibilitar a construção de laços sociais coletivos através do dispositivo do Discurso do Analista. Nesta clínica o coordenador do grupo deve operar procurando situar-se no lugar do agente do Discurso do Analista a fim de provocar a produção de novos sentidos para o significante situação de risco a que estas crianças estão submetidas e possibilitar que a criança aproprie-se de significantes mestre (S1) e agencie seus discursos.
Título em inglês
Psychoanalysis and citizenship: running risks and weaveeing ties
Palavras-chave em inglês
Child psychoanalysis
Extended clinic
Group psychoanalysis
Psychoanalysis-institutions
Resumo em inglês
This study presents a reflection on a carried through psychoanalytical clinic of setting analytical traditional, in a public institution of the Social Assistance. This practical clinic comes being developed in a municipal project of support opened educative partner, destined to take care of to children and considered adolescents, for the Statute of the Child and the Adolescent, in situation of personal and social risk for being displayed the situations of risks with harmful consequences to its full development in multiple dimensions. Hypotheses initial is of that this significant one, for being a social imperative, produces an effect of "capture" in an only form of to become subjective, hindering them subjectivity. The objective of the present work is to delineate an extended psychoanalytic clinic in the Lacan referential of the theory of the four speeches. The group-workshop, understood as a speech structure, aims at to make possible the construction of collective social bows through the device of the Speech of the Analyst. In this clinic the coordinator of the group must operate looking for to place itself in the place of the agent of the Speech of the Analyst in order to provoke the production of new sensible for the significant situation of risk the one that these children are submitted and to make possible that the significant child assumes itself of master (S1) and articulate its speeches.
 
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tese_final.pdf (894.33 Kbytes)
Data de Publicação
2006-11-09
 
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