• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-19012021-182550
Document
Auteur
Nom complet
Aracê Maria Magenta Magalhães
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Bomtempo, Edda (Président)
Custodio, Eda Marconi
Neder, Mathilde
Ramos, Aidyl Macedo de Queiroz e Perez
Rosa, Helena Rinaldi
Sakamoto, Cleusa Kazue
Titre en portugais
O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
Mots-clés en portugais
Brincar (Winnicott)
Crianças
Implante Coclear
Surdez
Winnicott
Resumé en portugais
O tratamento da surdez profunda bilateral em crianças pequenas através de implante na cóclea tem oferecido muitos benefícios não só em termos da restauração da função auditiva, mas extensiva à inclusão da criança com deficiência auditiva no contexto social, afetivo e escolar. A inserção da criança, acompanhada de sua família, no programa de implante coclear é feita mediante o cumprimento de diversas etapas, cuja trajetória pode ocasionar ansiedades e expectativas. O presente estudo tem como escopo aprofundar as contribuições teóricas do psicanalista Donald Woods Winnicott, aplicadas à dez crianças que atravessam o tratamento de implante coclear, bem como objetiva analisar as entrevista efetuadas com os pais ou responsáveis pelas crianças e os resultados obtidos através da aplicação do Jogo Estruturado com Bonecos de Lynn, onde são apresentadas dez pequenas cenas com brinquedos, referentes à pequenas histórias incompletas, para que as crianças as completem. A interpretação é baseada nas contribuições winnicottianas referentes ao ambiente facilitador, à teoria do desenvolvimento humano que pressupõe a evolução da dependência à independência, a constituição do Eu, falso self e verdadeiro self, do trauma e suas defesas
Titre en anglais
The improvement of Winnicott's concepts applied to preschool children with Cochlear Implant
Mots-clés en anglais
Child
Cochlear implant
Deafness
Donald Woods Winnicott
Playing (Winnicott)
Resumé en anglais
The treatment of bilateral profound deafness in young children through implantation in the cochlea has offered many benefits not only in terms of restoring hearing function, but also extending to the inclusion of children with hearing loss in the social, emotional and school context. The insertion of the child, accompanied by his family, in the cochlear implantation program is carried out through the fulfillment of several stages, whose trajectory can cause anxieties and expectations. The present study aims to deepen the theoretical contributions of the psychoanalyst Donald Woods Winnicott, applied to ten children undergoing cochlear implant treatment, as well to analyze the interviews with the parents (or responsible) of the children and the results obtained through the application of the Structured Game with Lynn Dolls, where ten small scenes with toys are presented, referring to small incomplete stories, for children to complete them. The interpretation is based on the Winnicottian contributions referring to the facilitating environment, to the theory of human development that presupposes the evolution from dependence to independence, the constitution of the I, false self and true self, from trauma and its defenses
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
magalhaes_do.pdf (2.94 Mbytes)
Date de Publication
2021-01-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.