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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.1998.tde-23102005-203402
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Pacetta de Arruda Botelho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Macedo, Lino de (Presidente)
Lima, Edvaldo Pereira
Safra, Gilberto
Título em português
No universo das histórias: oficinas de redação e criatividade
Palavras-chave em português
composição
contos de fadas
crianças
criatividade
pedagogia
Piaget Jean 1896-1980
psicologia
psicopedagogia
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumo em português
Relata uma experiência pedagógica, dentro de uma abordagem psicológica, realizada em forma de oficinas, nas quais foram desenvolvidas atividades visando fornecer instrumentos para a escrita de histórias – entrevendo um objetivo mais amplo de promover uma construção de conhecimentos sobre a escrita em geral –, explorando principalmente o universo dos contos populares de magia. Seis crianças, com idade entre nove e onze anos, aproximadamente, freqüentaram 25 oficinas, compreendidas no decorrer de dois anos. Participaram de atividades tais como movimentar o corpo, consultar livros, ouvir histórias contadas e lidas, praticar técnicas de escrita criativa, fazer trabalhos plásticos etc. Analisa o processo principalmente segundo dois recortes temáticos: “desempenho na escrita" e “interesse". Quanto ao primeiro, observa que todas as crianças apresentaram um bom desenvolvimento ao longo dos textos produzidos. Quanto ao segundo, apresenta dados indicadores de que o interesse por leitura e escrita em geral aumentou, e, em relação às atividades nas oficinas, observa que manteve-se alto na maior parte do tempo, tendo oscilado em alguns momentos. Com base nos referenciais teóricos de Jean Piaget e Donald W. Winnicott, faz um balanço de todas as atividades, avaliando sua eficiência em cativar o interesse, a atenção e o envolvimento dos participantes, pontuando os momentos bem sucedidos e os mal sucedidos – quanto aos últimos, critica a metodologia empregada e indica outros caminhos possíveis. Conclui que o interesse é reduzido sempre que uma atividade relega o fazer ativo e significativo das crianças; inversamente, é grande o envolvimento nos trabalhos interativos, em grupo, e nas atividades em que se considera a importância do brincar.
Título em inglês
In the universe of stories: composition and creativity workshops
Palavras-chave em inglês
children
composition
creativity
fairy tales
pedagogy
Piaget Jean 1896-1980
psychology
psychopedagogics
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumo em inglês
Outlines a pedagogical experience, within a psychological approach, that took place in workshops, which developed activities intending to offer tools to story writing – with the aim of promoting a building of knowledge concerning writing in general –, exploring mainly the world of folk magic tales. Six children aging from 9 to 11 attended to 25 workshops over two years. They took part in activities such as body movements, consulting books, listening to stories narrated and from books, practicing creative writing techniques, making handicraft etc. Analises the process mainly refering to two outline themes: “writing performance" and “interest". Concerning to the first, observes that all the children showed a good development in writing stories. Concerning to the latter, presents data that indicate that interest in reading and writing in general increased and, in relation to the proposed activities, it was high most part of the time, having oscilated in some moments. Grounded in the theoretical referencies of Jean Piaget and Donald Winnicott, considers all the activities and evaluates their efficiency in captivating the interest, attention and the envolvement of the participants, indicating the successes and failures – concerning the latter, criticises the methodology employed and indicates other possible solutions. Concludes that the interest is reduced when an activity relegates the active and significant doing of the children; inversely, the involvement is great with interactive works, in groups, and in activities in which the importance of play is considered.
 
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Data de Publicação
2006-03-06
 
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