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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2016.tde-28092016-143826
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Appolinario
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Castilho, Adail Victorino (Presidente)
Custodio, Eda Marconi
Leao, Pedro Puech
Leme, Maria Isabel da Silva
Socci, Vera
Título em português
Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
Palavras-chave em português
Aptidão
Biofeedback
Cognitiva
Neurofeedback
Neuropsicologia
Universitários
Resumo em português
O neurofeedback é um processo psicofisiológico de aprendizagem por meio do qual o indivíduo obtém controle sobre a freqüência de suas ondas cerebrais. Este estudo objetivou avaliar o efeito do treinamento do ritmo beta inferior (12-15Hz) sobre o córtex sensoriomotor e a concomitante inibição do ritmo teta (4-8Hz) na mesma área, sobre o desempenho atencional, mnemônico e cognitivo de adultos normais de nível universitário. Formou-se um grupo experimental e um grupo controle com 11 sujeitos cada, com idade média de 25,7 anos, estudantes de uma instituição de ensino superior particular em São Paulo. Todos os sujeitos foram submetidos a pré e pós-testes de inteligência não-verbal (Matrizes Progressivas de Raven Escala Avançada), verbal (V-47), atenção (D2) e memória (Fator M Bateria Cepa). O experimento, que durou dois meses, submeteu os sujeitos experimentais a 36 sessões (em média) de treinamento em neurofeedback, com a duração de 15 minutos cada e freqüência de três vezes por semana. Os resultados indicaram uma melhora significante nos processos atencionais, mnemônicos (icônicos) e edutivos (inteligência não-verbal). Não foram obtidas melhoras significantes nos processos mnemônicos (ecóicos) e reprodutivos (inteligência verbal). A comparação do grupo experimental com o grupo controle indicou a não relevância do efeito aprendizagem (teste-reteste) nas tarefas utilizadas para a avaliação dos sujeitos
Título em inglês
Evaluation of neurofeedback training on cognitive performance of college students
Palavras-chave em inglês
Ability
Biofeedback
College Students
Neurofeedback
Resumo em inglês
Neurofeedback is a psychophysiological process where visual stimuli and sounds are employed to reinforce voluntary control over EEG patterns. This study evaluated the effect of low beta (12-15Hz) increase and theta (4-8Hz) inhibit training over sensorimotor cortex on attention, memory and cognitive performance of young adults college students. Experimental and control groups were formed by 11 volunteers subjects each, aging 25,7 years on average. All subjects were submitted to pre and post evaluations of non-verbal (Ravens Advanced Progressive Matrices) and verbal intelligence (V-47 test), attention (D2 test) and memory (Fator M Bateria Cepa). The experiment was conducted along two months, subjects having an average of 36 sessions (15 minutes each), three times a week. Results provide strong evidences of significant improvement on attention, visual memory and non-verbal intelligence (eduction). However, it could not be found evidence of significant improvement on auditory memory or verbal intelligence (reproduction). The experimental and control comparision did not indicate test-retest effects on the experiment
 
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appolinario.pdf (2.59 Mbytes)
Data de Publicação
2016-09-28
 
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