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Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Matheus Henrique Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Gualtieri, Mirella (Président)
Helene, André Frazão
Osório, Ana Alexandra Caldas
Valentova, Jaroslava Varella
Titre en portugais
Influência de estímulos olfatórios no reconhecimento de expressões faciais: diferenças entre as emoções e relevância das propriedades de valência e ativação dos odores  
Mots-clés en portugais
Emoção
Expressões faciais
Olfato
Priming emocional
Tempo de reação
Resumé en portugais
Pesquisas demonstram que estímulos olfatórios podem afetar a identificação expressões faciais, embora os resultados sejam inconsistentes. De acordo com estes estudos, odores podem aumentar a velocidade do processo, porém somente as expressões de nojo e felicidade foram estudadas. Este estudo teve como objetivo investigar a influência de odorantes no reconhecimento de cinco expressões faciais (medo, raiva, felicidade, nojo e tristeza). Em dois experimentos, foi realizada uma tarefa de tempo de reação (RT) enquanto os sujeitos foram expostos a estimulação olfatória. Os participantes avaliaram as propriedades de valência e ativação (arousal) dos odores após a realização da tarefa. No primeiro experimento a performance dos participantes não foi diferente entre as estimulações olfativas, e uma segunda análise foi realizada organizando-se os dados de acordo com a valência hedônica subjetiva dos odores. Os resultados demonstram que as expressões de tristeza foram reconhecidas significativamente mais devagar que felicidade e raiva na estimulação afetiva agradável, mas não para as condições neutra (sem odor) e desagradável. No experimento 2 foram encontradas diferenças significativas entre o limiar para percepção de tristeza e felicidade para o odorante agradável, mas não nas outras condições. Concluímos que a influência dos odorantes na percepção de expressões faciais provavelmente não se limita a efeitos de congruência e incongruência emocional, e possivelmente pode ser passível de influência ativação dos odores. Nossos resultados do experimento 1 foram mais coerentes quando consideramos a valência como uma dimensão de aproximação/afastamento. Estes resultados salientam a importância da seleção do grupo de estímulos e da análise da reação emocional dos participantes aos odores, em experimentos que utilizem estimulação olfativa
Titre en anglais
Influences of olfactory stimuli in facial expressions recognition: differences between the emotions and relevance of the odors valence and arousal properties
Mots-clés en anglais
Emotion
Emotional Priming
Facial Expressions
Reaction Time
Resumé en anglais
Research demonstrated that olfactory stimuli can influence the identification of facial expressions, although the results are inconsistent. According to these experiments, odors can enhance the speed of the process, but only disgust and happiness were tested. The objective of this study was to investigate the influence of odorants in recognition of five facial expressions (fear, anger, happiness, disgust ad sadness). In two experiments, a reaction time task (RT) was performed meanwhile subjects were exposed to olfactory stimulation. Participants rated the properties of valence and arousal of the odors after completing the task. In the first experiment the participants performance was not different between the odorants, and a second analysis was conducted with the data organized according to the subjective hedonic valence attributed to the odors. subjective hedonic valence attributed to the odors. Results show that the facial expressions of sadness were identified significantly slower than happiness and anger in the pleasant affective stimulation, but not for the neutral and unpleasant conditions. In experiment 2 significant differences were found between the perception thresholds of happiness and sadness for the pleasant odorant, but not in the other conditions. We conclude that the influences of the olfactory stimuli in the perception of facial expressions are probably not limited to emotional congruence and incongruence effects, and are possibly influenced by the arousal of the odors. Our results of experiment 1 were more coherent when we considered valence as a dimension of approach/withdrawal. This data reinforces the importance of odor stimuli selection and analysis of the emotional reactions elicited by the odorants in each participant
 
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Date de Publication
2019-05-28
 
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