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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2008.tde-17122008-080457
Documento
Autor
Nome completo
Danilo Silva Guimaraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Simao, Livia Mathias (Presidente)
Coelho Junior, Nelson Ernesto
Santos, Marilene Aparecida Grandesso dos
Título em português
Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis
Palavras-chave em português
Alteridade
Desejo
Interações dialógicas
Intersubjetividade
Role playing
Resumo em português
Uma das principais vias de transformação no desenvolvimento humano ocorre através da busca pela intersubjetividade. O objetivo deste trabalho foi compreender alguns processos de construção de conhecimento acerca do outro e de si através de um estudo de relações intersubjetivas grupais. Para tanto, trabalhamos com a perspectiva construtivista semiótico-cultural, focalizando especialmente as ações simbólicas dos sujeitos ao buscarem momentos de protagonismo e de reconhecimento uns pelos outros. Procuramos estabelecer uma relação entre essa busca dos sujeitos e a noção levinasiana de desejo, entendido como um movimento da subjetividade ao buscar abrigar o que a excede na direção da alteridade. No processo de investigação, tomamos para exame uma situação empírica envolvendo interações de natureza lúdica, quais sejam, sessões de Role-Playing Game (RPG), que possuem uma dinâmica particular na construção de objetivos e desejos dos jogadores. A dinâmica das relações eu - outro nos jogos de RPG foi analisada a partir da assimetria de posições subjetivas, dialogicamente definidas. Realizamos um mapeamento dessas posições e vimos que nos jogos de representação de papéis há fruição de um mundo imaginário reduzido e presentificado no pensamento. Finalmente, chegamos à proposição de que o significado essencial das construções pessoais está no âmbito de outrem, presente ou ausente, real ou imaginário, em relação ao qual o eu procura constituir um plano de compartilhamento.
Título em inglês
Intersubjectivity and desire in social relationships: the Role-Playing Game case
Palavras-chave em inglês
Alterity
Desire
Dialogical interactions
Intersubjectivity
Role playing
Resumo em inglês
One of the main sources of transformation in human development is through the subjects quest for intersubjectivity. The objective of this work was to understand some aspects of the processes of knowledge construction concerning the self and the other. It was developed through a study focusing intersubjective group relationships. In order to achieve that, we worked with semiotic-cultural constructivist perspective, focusing specially, on the symbolic actions of subjects searching for moments of protagonism and of recognition of one by the others. We tried to establish a link between this search of the subjects and the levinasian notion of desire, though as a subjective movement trying to shelter what exceeds itself on the alterity direction. On the investigation process, we examined an empirical situation involving ludic interactions of Role-Playing Game (RPG) sessions. This game has a particular dynamic towards building objectives and desires by its players. The I-other dynamic relations in Role-Playing Games was analyzed observing the asymmetry of subjective positions, dialogically defined. We did a mapping of these positions and saw that in the role-playing games there is the fruition of an imaginary world reduced and made present in the thought. Finally, we arrived to the assertion that the essential meaning of personal constructions is related to otherness, either present or absent, real or imaginary, in relation to which the self tries to constitute a shared setting.
 
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guimaraes_me.pdf (1.08 Mbytes)
Data de Publicação
2009-02-05
 
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