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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Victor Rodrigo Tardem Delefrati
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Hübner, Maria Martha Costa (Presidente)
Debert, Paula
Faggiani, Robson Brino
Garcia, Marcos Roberto
Título em português
A emergência de mandos e tatos em crianças com autismo: uma replicação de Finn, Miguel e Ahearn (2012)
Palavras-chave em português
Autismo
Comportamento verbal
independência funcional
Mandos
Tatos
Resumo em português
O presente experimento teve como objetivo replicar o estudo de Finn, Miguel e Ahearn (2012), manipulando a presença do quadro autoclítico de mandos e tatos e avaliar o efeito do treino de mandos e tatos de peças de duas tarefas de construção na emergência de tatos e mandos (não treinados) destas peças. Quatro participantes eram ensinados a montar duas tarefas de construção e, em seguida, a emitirem respostas vocais (pseudopalavras) com funções de tatos e mandos. Um contrabalanceamento foi aplicado para que cada participante iniciasse a fase de treinos com o treino de um operante verbal diferente (tatos ou mandos) das peças de uma Tarefa de Construção diferente (Tarefa de Construção 1 ou Tarefa de Construção 2), os participantes, então, passavam pela fase de teste dos dois operantes verbais para todas as peças das duas tarefas de construção. Após essa fase, os participantes passavam por mais uma fase de treino, do outro operante verbal diferente da primeira fase, para a outra tarefa de construção e, então, mandos e tatos eram testados para todas as peças das duas tarefas de construção. Todos os participantes emitiram tatos após o treino de mandos e apenas um participante (P3) não emitiu mandos após o treino de tatos para as peças das tarefas de construção. A emergência dos operantes verbais não treinados aconteceu em menores taxas do que as observadas nos achados de Finn et al (2012), demonstrando influência da ausência dos quadros autoclíticos nos treinos e testes de mandos e tatos. O segundo treino teve influência nos resultados dos testes da primeira tarefa de construção para os participantes P2 e P5, o que indica que a história de reforçamento de diferentes operantes verbais em condições semelhantes às das fases de teste podem favorecer a emergência de operantes verbais
Título em inglês
The emergence of mands and tacts in children with autism: a replication from Finn, Miguel and Ahearn (2012)
Palavras-chave em inglês
Autism
Functional independence
Mands
Tacts
Verbal behavior
Resumo em inglês
The present experiment aimed to replicate the study by Finn, Miguel and Ahearn (2012), manipulating the presence of the autoclitic frame of mands and tacts and evaluating the effect of the training of mands and tacts of pieces of two construction tasks in the emergence of untrained mands and tacts of these pieces. Four participants were taught to set up two construction tasks and then to emit vocal responses (pseudowords) with mands and tacts functions. A counterbalance was applied so that each participant started the training phase with the training of a different verbal operant (mand or tact) of the parts of a different Construction Task (Construction Task 1 or Construction Task 2), the participants, then, went through the testing phase of the two verbal operants for all the pieces of the two construction tasks. Afterwards, the participants went through another training phase, from the other verbal operant, to the other construction task, and then mands and tacts were tested for all the pieces of the two construction tasks. All participants emitted tacts after the mand training and only one participant (P3) did not emit mands after the training of tacts for the pieces of the construction tasks. The emergence of the untrained verbal operants occurred at lower rates than those observed in Finn et al (2012), demonstrating the influence of the absence of autoclitic frames on mands and tacts training and tests. The second training had influence on the results of the tests of the first construction task for the participants P2 and P5, which indicates that the history of reinforcement of different verbal operants in conditions similar to those of the test phases can favor the emergence of verbal operants
 
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Data de Publicação
2019-07-24
 
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